14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Série de Casos: Sífilis – Diagnóstico Diferencial de Arboviroses

Fundamentação/Introdução

Introdução: Sífilis é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Treponema pallidum, com manifestação clínica diversa. Pode ser classificada em diferentes fases, tais como primária, secundária e terciária, e quando não tratada, alterna períodos sintomático e assintomático. Na fase secundária, são observadas alterações sistêmicas inespecíficas, semelhantes às arboviroses, como: mal-estar, febre, mialgia, artralgia, prostração, cefaleia, linfonodomegalia generalizada e, caracteristicamente, lesões mucocutâneas.

Objetivos

Objetivo: Relatar série de casos de sífilis em pacientes com clínica sugestiva de arbovirose.

Delineamento/Métodos

Descrição do Caso: Foram analisados, retrospectivamente, prontuários médicos obtidos no Centro de Referência de Doenças Imunoinfecciosas em Campos dos Goytacazes, RJ. Foram incluídos pacientes atendidos em 2016 e 2017, com diagnóstico sorológico confirmado para sífilis e com sintomatologia clínica sugestiva de arbovirose, totalizando 06 casos.

Resultados

Destes, 03 foram do sexo masculino, com idade média de 24 anos, e 03 do sexo feminino, com média de 31 anos. Todos os pacientes apresentaram artralgia como queixa principal e cinco deles exantema, sendo estes os motivos pelos quais buscaram atendimento. Outras queixas menos frequentes foram prurido (2:6), mialgia (2:6), febre (2:6) e linfonodomegalia (2:6). A presença de lesão genital foi relatada por 02 pacientes. Curiosamente, parestesia da hemiface direita ocorreu previamente em um dos pacientes, sendo diagnosticada neurite facial, caracterizando quadro de sífilis terciaria. Dos 06 casos, 05 não apresentaram alterações laboratoriais no hemograma, assim como é característico do quadro subagudo/crônico da infecção por Chikungunya. No entanto, o paciente com quadro clínico mais sugestivo de dengue, também apresentou alterações laboratoriais compatíveis, tais como leucopenia e plaquetopenia. Ademais, todos os pacientes tiveram sorologias para dengue e chikungunya não reagentes e VDRL/FTA-Abs reagentes, confirmando o diagnóstico de sífilis e descartando a presença da arbovirose.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O estudo mostra a importância de ao atender um paciente com sintomas inespecíficos, semelhantes às arboviroses, é fundamental pensar no diagnóstico diferencial de sífilis, principalmente em pacientes jovens e com vida sexual ativa. Isso permitirá o tratamento eficaz e evitará a evolução da doença, a qual se mantém como um problema de saúde pública até os dias atuais.

Palavras Chaves

Palavra-chave: Sífilis, Chikungunya, Diagnóstico diferencial

Área

Clínica Médica

Autores

Lynna Paula Sentinelli, Marcelle Sousa Lacerda, Thaís de Assis Ferreira, Verônica França Misse, Luiz José Souza