14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TRAUMAS NO TRÂNSITO: PERFIL DOS ACIDENTES, DOS ATENDIMENTOS E DOS DESFECHOS DE INTERNADOS EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO PERÍODO DE 2011 A 2015.

Fundamentação/Introdução

O Brasil apresenta uns dos maiores índices de acidente de trânsito dentre os países subdesenvolvidos, registrando cerca de 45 mil pessoas mortas por ano, evidenciando uma das principais causas de morte no país. Destarte, analisar o percurso destas ocorrências com base no atendimento de um hospital de urgência e emergência caracteriza-se condição sine qua non para futuros avanços neste meio.

Objetivos

Analisar o perfil dos acidentes de trânsito de um hospital de urgência e emergência no período de 2011 a 2015.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, Longitudinal e retrospectivo, por meio de análise dos prontuários dos pacientes internados em um Hospital de urgência e emergência, as variáveis estudadas foram: hora e local da ocorrência, Meio de locomoção até o hospital, idade, sexo, raça/etnia, escolaridade, escala de coma de Glasgow, tipo de conduta adotada, região corporal afetada e evolução do paciente.

Resultados

Foram coletados dados sobre 17.252 atendimentos por trauma, sendo que 36,5% (6.313) destes atendimentos foram devido a acidente de trânsito, sendo este o objeto de estudo. Verificou-se que a faixa etária mais acometida está entre 20 e 39 anos representando a maior parcela de número de vítimas com 53,74%. O sexo masculino prevaleceu com 82,41%, predominando com 40,07% o horário entre as 18h00min e 23h59min. Quando avaliado o Glasgow no primeiro atendimento intra-hospitalar observou-se traumatismo crânio encefálico (TCE) grave com 6%, leve 65,85%, moderado 3,69% e não informados 24,45%. Dentre as regiões do corpo mais atingidas, destacam-se os membros inferiores 35,3%, cabeça e pescoço 24,2%. Considerando todos os pacientes, vítimas de acidentes de trânsito 50,59% realizaram procedimento cirúrgico e 7,5% foram a óbito.

Conclusões/Considerações finais

O presente estudo evidenciou que adulto jovem do sexo masculino são fatores de risco para acidentes de trânsito. Observou-se que o horário mais prevalente foi entre as 18h00min e 23h59min e que pouco mais da metade dos pacientes internados foram submetidos a algum tipo de procedimentos cirúrgico. Sendo assim, evidencia-se a importância dessa pesquisa, visto sua contribuição para novas estratégias e implementações de prevenção de riscos. Considerando que, para que as políticas públicas de prevenção e promoção sejam realmente efetivas é necessário que sua realidade local seja estudada.

Palavras Chaves

Avaliação, vítimas, traumas, acidente de trânsito.

Área

Clínica Médica

Autores

Marcelo Silva Pinheiro, Lúcio Wagner Torres Carvalho, Fernando Henrique Oliveira Santa Maria, Kalleu Leonardo Antão, Ilma Ferreira Oliveira