Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DOS PACIENTES QUE SOFRERAMACIDENTE VASCULAR NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO DO ANO 2010 A 2017

Fundamentação/Introdução

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) se caracteriza por déficit neurológico súbito, de origem vascular, que pode durar até de 24 horas ou resultar em morte. Pode ser classificado em dois tipos: isquêmico ou hemorrágico. É uma doença de grande impacto social, acometendo, principalmente, adultos e idosos. No Brasil, esse agravo, representa a terceira causa de internação e a segunda de maior número de mortes no conjunto das doenças que acometem o aparelho circulatório. Esta doença é a primeira causa de incapacidade funcional e a diminuição da função cognitiva.

Objetivos

O estudo tem como objetivo de caracterizar os pacientes com AVC atendido na emergência no Hospital Geral de Palmas.

Delineamento/Métodos

É um estudo epidemiológico retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado através de um sistema informatizado de dados notificados de pacientes que tiveram AVC com alguma morbidade hospitalar do SUS, ao SIH/SUS no período compreendido de 2010 a 2017.

Resultados

Após acessar o banco de dados referente ao ano de 2010 a 2017 no município de Palmas – TO pode – se observar que os indivíduos do sexo masculino representam um número de 1283 já do sexo feminino foram de 1057, em relação a faixa etária dapopulação com 50 à 80 anos representa 81%, já no quesito cor/raça indivíduos pardos possuem 40% dos caso de internação no Hospital Geral de Palmas.

Conclusões/Considerações finais

O AVC é uma doença mais frequentes em serviços de emergência clínica em função do início súbito e gravidade dos sintomas, e nem sempre o atendimento primário será realizado pelo neurologista. Assim, é importante o conhecimento do quadro clínico e o perfil epidemiológicoda doença por todos os profissionais da que fazem os primeiros atendimentos para tentar diminuir as morbidades e evitar a morte do paciente.

Palavras Chaves

AVC; Emergência; SUS

Área

Clínica Médica

Autores

Tarciso Liberte Romão Borges Junior, Rafael Almeida Machado, Layanne Santos Carneiro, Martinez Rodrigues Lima Neto, Renan Miranda Santana

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017