14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DOS PACIENTES QUE SOFRERAMACIDENTE VASCULAR NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO DO ANO 2010 A 2017

Fundamentação/Introdução

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) se caracteriza por déficit neurológico súbito, de origem vascular, que pode durar até de 24 horas ou resultar em morte. Pode ser classificado em dois tipos: isquêmico ou hemorrágico. É uma doença de grande impacto social, acometendo, principalmente, adultos e idosos. No Brasil, esse agravo, representa a terceira causa de internação e a segunda de maior número de mortes no conjunto das doenças que acometem o aparelho circulatório. Esta doença é a primeira causa de incapacidade funcional e a diminuição da função cognitiva.

Objetivos

O estudo tem como objetivo de caracterizar os pacientes com AVC atendido na emergência no Hospital Geral de Palmas.

Delineamento/Métodos

É um estudo epidemiológico retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado através de um sistema informatizado de dados notificados de pacientes que tiveram AVC com alguma morbidade hospitalar do SUS, ao SIH/SUS no período compreendido de 2010 a 2017.

Resultados

Após acessar o banco de dados referente ao ano de 2010 a 2017 no município de Palmas – TO pode – se observar que os indivíduos do sexo masculino representam um número de 1283 já do sexo feminino foram de 1057, em relação a faixa etária dapopulação com 50 à 80 anos representa 81%, já no quesito cor/raça indivíduos pardos possuem 40% dos caso de internação no Hospital Geral de Palmas.

Conclusões/Considerações finais

O AVC é uma doença mais frequentes em serviços de emergência clínica em função do início súbito e gravidade dos sintomas, e nem sempre o atendimento primário será realizado pelo neurologista. Assim, é importante o conhecimento do quadro clínico e o perfil epidemiológicoda doença por todos os profissionais da que fazem os primeiros atendimentos para tentar diminuir as morbidades e evitar a morte do paciente.

Palavras Chaves

AVC; Emergência; SUS

Área

Clínica Médica

Autores

Tarciso Liberte Romão Borges Junior, Rafael Almeida Machado, Layanne Santos Carneiro, Martinez Rodrigues Lima Neto, Renan Miranda Santana