Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Apresentação Atípica de Púrpura de Henoch Schonlein: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

Vasculite por IgA, Púrpura de Henoch Scholain ou Púrpura Anafilactoide, é caracterizada por púrpura não trombocitopênica, artrite, dor abdominal e glomerunefrite. Pode se desenvolver em qualquer idade, porém cerca de 90% dos casos ocorrem em crianças. Sua etiologia é desconhecida, todavia infecções do trato respiratório superior e vacinas podem funcionar como gatilho para o quadro, assim como antibióticos e outros fatores ambientais. O diagnostico pode ser confirmado com demonstração de depósitos de IgA perivascular.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com manifestação incomum de Púrpura de Henoch Scholein.

Delineamento/Métodos

Como trata-se de Relato de Caso, a Descrição está substituindo a Metodologia e os Resultados.

Resultados

Paciente feminina, 14 anos, estudante, procura atendimento por lesões surgidas em MMII há uma semana com piora progressiva, dor e edema em tornozelos. Refere também artralgia simétrica em cotovelo e punho. Nega patologias prévias e uso de medicações contínuas. Conta que já procurara atendimento duas vezes antes sendo diagnosticada como Púrpura Trombocitopênica Idiopática. Ao exame físico apresentava púrpura palpável em MMII e sinais de artrite em punho. No atendimento foram solicitados hemograma e função renal, obtendo-se resultados normais. Foi solicitado internação da paciente para vigiar função renal e esta recebeu alta quando houve desaparecimento das lesões. Um mês após procura atendimento novamente com reaparecimento das lesões, novos exames complementares foram solicitados, com proteinúria, creatininúria, albumina, perfil lipídico, exame qualitativo de urina, ureia, creatinina, sódio, potássio, hemograma, complementos C3 e C4 séricos, Cardiolipina IgA e IgG, Imunoglobulina A, anti-DNA e FAN, com todos resultados negativos. Também foi realizada biópsia das lesões de pele, ainda sem resultado.

Conclusões/Considerações finais

O relato desse caso é interessante pela apresentação atípica em surto e remissão parcial da doença, pela localização limitada aos membros inferiores e pela artrite não acometer grandes articulações. Os exames laboratoriais com resultado dentro dos limites da normalidade corroboram o diagnóstico clínica, espera-se encontrar padrão leucocitoclástico na biópsia solicitada.

Palavras Chaves

Púrpura de Henoch Scholein; Púrpura;

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Izabel de Oliveira Karam, Lucas Duarte Bettin, Leonardo Mendes Nogueira, Leticia Dal Ri, Octavio Ruschel Karam

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017