14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Recidiva de leishmaniose visceral em faixa etária pediátrica: Relato de dois casos.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÅO: A leishmaniose visceral (LV) é reconhecida como um problema de saúde pública, pela vasta distribuição no território brasileiro. Acomete indivíduos de ambos os sexos, predominando nos indivíduos mais jovens. Pacientes não tratados quase sempre evoluem para o óbito e aproximadamente 5 a 10% deles apresentam recidiva.

Objetivos

Objetivos: Descrever dois casos de recidiva de LV em crianças admitidas em Hospital de referência.

Delineamento/Métodos

DESCRIÇÅO: ASSF, admitido pela primeira vez aos 08 anos de idade, sexo masculino e YTBS aos 5 meses, sexo feminino, provenientes de região endêmica para LV do Estado de Alagoas com história de febre, palidez e aumento abdominal. Submetidos ao aspirado de medula óssea sendo visualizadas amastigotas de Leishmania. ASSF submetido a tratamento com antimonial pentavalente por 25 dias, com redução do tamanho do fígado e baço.

Resultados

Retornou dois anos após com o mesmo quadro clínico anterior sendo submetido a tratamento com anfotericina lipossomal. Após nove meses do segundo tratamento foi readmitido por apresentar as mesmas queixas, sendo tratado com antimonial pentavalentes com redução das vísceras e melhora acentuada do hemograma. A menor YTBS admitida com história de febre há um mês além de palidez e irritabilidade. Foi tratada com anfotericina lipossomal. Três meses, após readmitida com as mesmas alterações clínicas. Tratada com antimonial pentavalente. Está em acompanhamento ambulatorial, com boa evolução.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: É importante o acompanhamento ambulatorial desses pacientes como orienta o Manual de Vigilância e Controle da LV do Ministério da Saúde. Espera-se que novos medicamentos surjam para que haja mais opções de tratamento.

Palavras Chaves

Leishmaniose Visceral; Recidiva.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Alagoas - Alagoas - Brasil

Autores

Renata Torres de Andrada Ferraz, Vanessa Garcia Gomes, Renata Brandão Almeida, Célia Maria Silva Pedrosa, Auriene Oliveira Oliveira