14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relatos da apresentação da Esclerose Múltipla em paciente do sexo masculino

Fundamentação/Introdução

A Esclerose Múltipla é uma doença desmielinizante do sistema nervoso central, decorrente da presença de um fator ambiental associado a predisposição genética, desencadeando um processo inflamatório. A ação auto lesiva é predominante em substancia branca, com perda de mielina e oligodendrócitos, e sua substituição por fibrose, ocasiona distúrbio na condução dos impulsos nervosos, dando origem a sintomatologia. Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, são encontrados 35 mil casos, distribuídos pelo mundo. Enfermidade de distribuição mundial, com o protótipo da doença é o paciente branco, mulher, com idade entre 15-50 anos. O quadro clínico é variável, sendo mais comum a presença de fadiga, alterações fonoaudiológicas, distúrbios visuais, disfunção de equilíbrio e coordenação, espasticidade e alteração cognitiva e emocional. O diagnóstico se faz pela clínica, e com o auxílio de exames como análise do líquido cefalorraquidiano e ressonância nuclear magnética. O tratamento preconizado é com corticosteroides, na forma de pulsoterapia, durante os episódios de surto; enquanto os imunossupressores ou imunomoduladores, são utilizados com o objetivo de, além de reduzir os surtos, em frequência e intensidade, tem maior poder na estabilização geral da doença.

Objetivos

C.C., masculino, 39 anos, deu entrada no serviço devido a queixa de paresia e parestesia de membros superiores, com inicio à direita, e progressão mais tardia à esquerda. Evolui com dismetria à esquerda, disdeadococinesia, ataxia e espasticidade nos movimentos das mãos, levando a primeira hipótese diagnostica de acidente vascular cerebelar. Devido a manutenção dos sintomas, suspeita-se de doença desmielinizante, realizando tratamento padrão com corticoides, com recuperação quase total dos movimentos finos dos membros superiores. Paciente apresenta apresenta duas novas crises, com manutenção do corticoide na primeira e tentativa de uso de interferon B1A na segunda. Mantido acompanhamento ambulatorial do mesmo.

Delineamento/Métodos

relato de caso

Resultados

relato de caso

Conclusões/Considerações finais

O caso exposto torna-se de notada significância, uma vez que há poucos relatos da doença no Brasil; a apresentação no paciente masculino é de conhecida raridade; e mostra na prática o uso de medicações novas no mercado.

Palavras Chaves

esclerose múltipla; doença desmielinizante; corticoterapia.

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITARIO SAO FRANCISCO - São Paulo - Brasil

Autores

BEATRIZ RUGGIERO ATIHÉ, ISABELA LIMA PINHEIRO, KAREN GIROTTO