14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Rabdomiólise: Relação entre doença e crossfit

Fundamentação/Introdução

A rabdomiólise é uma síndrome caracterizada por danos na musculatura esquelética resultando em extravasamento do conteúdo celular na corrente sanguínea; alguns destes, tal como a proteína mioglobina são prejudiciais para os rins e podem levar a insuficiência renal. Seus primeiros sinais e sintomas podem incluir mialgias, fraqueza muscular e urina escura. Diversas situações podem aumentar de forma substancial o risco de seu aparecimento como traumatismo corporal, exercício extenuante, convulsões, consumo de álcool, infecções, cirurgias, doenças hormonais e uso de certas drogas como cocaína e estatinas. Sendo assim, a população que pode potencialmente ser acometida se torna bastante ampla, quando se considera a prática de atividade física em geral. Algumas pessoas ainda têm condição muscular hereditária que aumenta potencialmente o risco.

Objetivos

Objetivo: Relacionar o aparecimento de rabdomiólise com o crossfit, para dessa forma facilitar o monitoramento e prevenção de riscos nesse tipo de exercício físico, além de seu diagnóstico e tratamento.

Delineamento/Métodos

A pesquisa realizada se constitui em um método exploratório e descritivo por meio de dados do Scielo.

Resultados

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados, assemelhando-se a treinos militares e sendo por isso associado a rabdomiólise. Isso ocorre devido um aporte metabólico súbito pelos miócitos, levando a um gasto energético além da capacidade basal, resultando em um acumulo de líquidos intracelulares e conseqüente lise dessas células. O diagnostico dessa síndrome é dado, principalmente, através da presença de creatina quinase no sangue. É importante que a sua detecção seja feita precocemente para evitar complicações mais graves como insuficiência renal aguda e até mesmo óbito.

Conclusões/Considerações finais

Logo, a rabdomiólise é uma situação ocasionalmente induzida pelo exercício físico excessivo, para evitar suas conseqüências torna-se necessário o planejamento do exercício, aliado à uma hidratação permanente, incluindo tanto repouso quanto variação na intensidade e no volume de treinamento.

Palavras Chaves

Rabdomiólise, crossfit, lesão muscular.

Área

Clínica Médica

Autores

Rafael Almeida De Almeida, Silvanio Araujo Do Ó FIlho, Gustavo Sarmento Bezerra, Selda Rafaela Aguiar Ribeiro Coutinho, Giordanny Alencar De Sousa Silva