14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS HIPERTENSOS CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EDUARDO ANGELIM (BELÉM-PA)

Fundamentação/Introdução

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), assim como outras doenças crônicas, configura-se como uma epidemia mundial. Em consequência disso, a HAS passou a ocupar uma posição de destaque entre os problemas de saúde pública, visto que seus portadores necessitam de um acompanhamento prolongado e cuidadoso.

Objetivos

A fim de acrescentar informações importantes acerca desse grupo populacional, este estudo visou traçar o perfil dos pacientes hipertensos cadastrados no programa Hiperdia na Unidade de Saúde da Família Eduardo Angelim (Belém-PA), no período de outubro a novembro de 2013.

Delineamento/Métodos

Foi um estudo transversal, observacional e descritivo, realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Eduardo Angelim (Belém-PA), no período de outubro a novembro de 2013. A casuística foi de 100 pacientes, de um total de 115 hipertensos acompanhados pelas equipes 1, 2 e 3 dessa Unidade. Foram incluídos no estudo pacientes de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 25 anos, sem distinções quanto à cor, grau de escolaridade, estado civil ou renda. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas e para isso foi elaborado um questionário que abrangia variáveis demográficas, de condições socioeconômicas e de saúde. As informações obtidas foram organizadas em um banco de dados e submetidas à análise descritiva.

Resultados

Foi verificada a predominância de mulheres hipertensas (71%), ex-tabagistas (59,1%) e com estilo de vida sedentário (76%). Quanto ao índice de massa corporal (IMC), 18% dos entrevistados encontram-se com peso normal (destes, 13% são mulheres e 5%, homens), 42% apresentam sobrepeso (destes 26% são mulheres e 16%, homens), 33% já estão em fase de obesidade tipo I (destes, 27% são mulheres e 6% são homens) e 7% possuem IMC indicando obesidade tipo II (sendo destes 5% mulheres e 2% homens). Em ambos os sexos (79,3% dos homens e 97,2% das mulheres), constatou-se circunferência da cintura alterada. 95,7% das mulheres e 86,2% dos homens) afirmou não ser etilista

Conclusões/Considerações finais

O perfil dos pacientes hipertensos cadastrados no Hiperdia da USF Eduardo Angelim é de mulheres adultas hipertensas, sedentárias, não etilistas e ex-tabagistas, porém com sobrepeso ou obesidade. Diante desse quadro, faz-se necessária a implantação de programas e/ou reforço dos programas já existentes no sentido de promover maior estimulação à mudança no estilo de vida, incentivando a prática de exercícios físicos e ingestão de alimentos saudáveis, para manutenção dos níveis pressóricos controlados, evitando futuras consequências.

Palavras Chaves

HIPERTENSÃO; PERFIL DE SAÚDE; ATENÇÃO PRIMÁRIA; PROGRAMAS NACIONAIS DE SAÚDE.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Gabriela Ferreira Rocha, Amanda Pires dos Passos, Fyamma Alves Nunes, Victor Aragão dos Santos, Luiz Felipe Santiago Bittencourt