Grau de controle da asma em pacientes participantes de programa assistencial de referência no estado do Amazonas
A asma é uma doença crônica comum que evolui para exacerbações agudas constantemente, as quais podem ser controladas. Porém, para tanto é necessária significativa adesão ao tratamento assim como supervisão do grau de controle da asma, o qual é um procedimento indispensável ao acompanhamento dos pacientes portadores dessa doença.
Analisar o grau de controle da asma através de questionário Asthma Control Test (ACT) em pacientes acompanhados pelo Programa de Assistência e Controle da Asma (PACA) do Ambulatório Araújo Lima no estado do Amazonas.
Estudo retrospectivo, descritivo de 125 questionários Asthma Control Test (ACT) escolhidos aleatoriamente e analisados pelo programa Excel 2016. O questionário sustenta-se em uma pontuação de 5 a 25 pontos, classificando como asma controlada a partir de 18 pontos.
Constatou-se que 72% das pessoas que faziam acompanhamento no PACA não haviam sido prejudicadas em suas atividades gerais, em contrapartida 13,6% relataram prejuízo algumas vezes em suas rotinas. Já no quesito que questionava a quantidade de vezes que apresentaram falta de ar mais da metade (54,4%) não apresentavam de jeito nenhum. Quanto aos sintomas noturnos cerca de 75% dos pacientes não apresentavam. Em relação ao uso de medicamentos inalatórios para alívio de crises aguda, somente menos de 10% relatou uso em mais de uma vez por dia. Ademais, 48% classifica sua asma como bem controlada.
A partir dos dados analisados, pode-se evidenciar o impacto que o o PACA exerce ao oferecer atendimento especializado, tratamento adequado e acompanhamento periódico aos asmáticos de diferentes faixas etárias. Ressalta-se, ainda, que uma asma controlada é sinônimo de qualidade de vida, tendo em vista que assim diminuem-se as restrições diárias, assim como a ocorrência de óbitos evitáveis.
asma, controle, educação em saúde
Clínica Médica
Mylla Christie de Oliveira Paschoalino, Gustavo Rodrigues da Silva, Pedro Fernandes Santos, Maria do Socorro de Lucena Cardoso