14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Grau de controle da asma em pacientes participantes de programa assistencial de referência no estado do Amazonas

Fundamentação/Introdução

A asma é uma doença crônica comum que evolui para exacerbações agudas constantemente, as quais podem ser controladas. Porém, para tanto é necessária significativa adesão ao tratamento assim como supervisão do grau de controle da asma, o qual é um procedimento indispensável ao acompanhamento dos pacientes portadores dessa doença.

Objetivos

Analisar o grau de controle da asma através de questionário Asthma Control Test (ACT) em pacientes acompanhados pelo Programa de Assistência e Controle da Asma (PACA) do Ambulatório Araújo Lima no estado do Amazonas.

Delineamento/Métodos

Estudo retrospectivo, descritivo de 125 questionários Asthma Control Test (ACT) escolhidos aleatoriamente e analisados pelo programa Excel 2016. O questionário sustenta-se em uma pontuação de 5 a 25 pontos, classificando como asma controlada a partir de 18 pontos.

Resultados

Constatou-se que 72% das pessoas que faziam acompanhamento no PACA não haviam sido prejudicadas em suas atividades gerais, em contrapartida 13,6% relataram prejuízo algumas vezes em suas rotinas. Já no quesito que questionava a quantidade de vezes que apresentaram falta de ar mais da metade (54,4%) não apresentavam de jeito nenhum. Quanto aos sintomas noturnos cerca de 75% dos pacientes não apresentavam. Em relação ao uso de medicamentos inalatórios para alívio de crises aguda, somente menos de 10% relatou uso em mais de uma vez por dia. Ademais, 48% classifica sua asma como bem controlada.

Conclusões/Considerações finais

A partir dos dados analisados, pode-se evidenciar o impacto que o o PACA exerce ao oferecer atendimento especializado, tratamento adequado e acompanhamento periódico aos asmáticos de diferentes faixas etárias. Ressalta-se, ainda, que uma asma controlada é sinônimo de qualidade de vida, tendo em vista que assim diminuem-se as restrições diárias, assim como a ocorrência de óbitos evitáveis.

Palavras Chaves

asma, controle, educação em saúde

Área

Clínica Médica

Autores

Mylla Christie de Oliveira Paschoalino, Gustavo Rodrigues da Silva, Pedro Fernandes Santos, Maria do Socorro de Lucena Cardoso