14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Surto de Doença Diarréica Aguda em Evento de Massa. Salvos pelo Posto Médica Avançado!!

Fundamentação/Introdução

A doença diarreica aguda (DDA) é caracterizada pelo aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência, acompanhadas de vômito, febre, dor abdominal e em alguns casos, presença de muco e sangue. Sua etiologia pode envolver agentes físicos, químicos ou biológicos, entre eles bactérias, vírus e parasitos. Alguns casos de DDA podem ser classificados como doenças transmitidas por alimentos (DTA), e dar origem a surtos.
Em eventos de massa surtos de DTA são frequentes.
Em Cuiabá, Mato Grosso, entre 8 a 16 de novembro de 2013, foram realizados os XII Jogos dos Povos Indígenas (JPI), evento de massa desportivo, com presença de indígenas de várias etnias, residentes no Brasil e em outros países das Américas.
Como Cuiabá tem uma rede de atenção deficiente no Sistema Único de Saúde, iniciou-se a experimentação de utilização de Posto Médica Avançado (PMA) para suplementar esta deficiência.

Objetivos

Descrever a ocorrência de um surto de doença diarréica aguda transmitida por alimento em um evento de massa, e o impacto do mesmo na gestão do evento, com a utilização de um PMA.

Delineamento/Métodos

Relato de experiência em que se descreve a investigação de surto de DDA ocorrido nos XII JPI, realizados em Cuiabá-MT, em 2013.
A investigação envolveu os indígenas participantes do evento. As instalações dos Jogos estavam localizadas à margem direita do Rio Cuiabá e aglutinadas no mesmo espaço. Os participantes indígenas procedentes de outros países foram hospedados em hotéis da cidade.
A coleta de dados, a partir das fichas de atendimento do PMA, utilizou-se de um questionário padronizado, o qual contemplava campos de variáveis sociodemográficas e clínicas.
Foi definido como caso confirmado de doença diarréica aguda o indivíduo participante dos XII JPI em Cuiabá-MT atendido no PMA, referindo episódio de diarreia e/ou vômito, no período do evento.

Resultados

Foram identificados 1.146 participantes do evento, oriundos de 44 etnias do Brasil e 10 etnias estrangeiras. A maioria dos participantes era do sexo masculino, com mediana de idade de 26 anos.O PMA realizou 1.029 atendimentos; sendo 912 (79,5%) primeiros atendimentos. 384 (37,3%) pessoas atendidas corresponderam à DDA. Entre esses casos, 218 (56,7%) era do sexo masculino; e a mediana de idade, de 23 anos.
Não houve DDA em estrangeiros. Dois pacientes (0,5%) foram hospitalizados. Não houve óbitos.

Conclusões/Considerações finais

O PMA mostrou-se altamente eficaz na detecção precoce e assistência aos participantes do evento, sem sobrecarregar a rede tradicional do SUS.

Palavras Chaves

Surto, Doença Diarreica Aguda, Posto Médico Avançado, Eventos de Massa, Gestão.

Área

Clínica Médica

Instituições

Secretaria de Estado de Saúde - Mato Grosso - Brasil, Secretaria Municipal de Saúde - Mato Grosso - Brasil

Autores

Fabio Liberali Weissheimer, Talitha Mariela Farah Vassoler