14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TENDÊNCIAS NA UTILIZAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS EM ALA VERMELHA DE HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIAS EM SERGIPE

Fundamentação/Introdução

Os antimicrobianos são fármacos com a propriedade de suprimir o crescimento dos patógenos. Eles podem ser utilizados de forma profilática e terapêutica, porém seu emprego crescente e indiscriminado é o principal fator relacionado com a emergência de cepas microbianas resistentes. O uso inadequado é um erro comum que resulta em seleção de bactérias e aumento da resistência bacteriana.

Objetivos

Avaliar o padrão e a tendência na racionalidade das prescrições de antimicrobianos de uso restrito no período de fevereiro a outubro de 2013.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo de série temporal com utilização de dados coletados de forma retrospectiva pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital em estudo acerca da utilização de antimicrobianos. Foram analisados prontuários e fichas individuais de vigilância de infecções relacionadas à assistência à saúde, segundo a metodologia da National Healthcare Safety Network/Centers for Disease Control and Prevention (NHSN/CDC). Os antimicrobianos foram prescritos pelos critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Para mensurar o uso destes fármacos, foi calculado o percentual e taxa de incidência, por meio das unidades de medida: dias de tratamento (DOT) e período de tratamento (LOT).

Resultados

Em um total de 755 pacientes admitidos na ala vermelha, 47,7% utilizaram antimicrobianos. Durante o estudo, foram registrados o DOT de 803,27 em 1952 pacientes-dia de todos os antimicrobianos utilizados na ala vermelha, além da taxa de LOT de 184,4. Foi registrado o uso de 18 classes de antimicrobianos. As classes mais utilizadas foram as cefalosporinas, os carbapenêmicos e os glicopeptídeos. Os medicamentos mais utilizados foram ceftriaxona (65,83%), clindamicina (33,6%) e cefepime (13,33%). A análise mensal demonstrou uma permanência no uso da ceftriaxona nas duas unidades.

Conclusões/Considerações finais

O consumo de antimicrobianos se manteve durante os meses analisados. Após a regulação do uso de ceftriaxona, a prescrição desse antimicrobiano aumentou. A taxa de densidade de incidência desse fármaco continua alta, em ambas as unidades de medidas utilizadas, DOT e LOT, mostrando a relevância do emprego.

Palavras Chaves

antimicrobiano, urgência, hospital

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Lara Rebeca Correia França Dantas, Erika de Oliveira Menezes, Jordan de Oliveira Sousa Guimarães, Victor Hugo Cardoso Félix , Juliana Chagas Recco