Insuficiencia cardíaca em paciente idoso por origem anômala de artéria coronária esquerda da artéria pulmonar (ALCAPA): relato de caso
A apresentação da síndrome de ALCAPA (origem anômala da coronária esquerda da artéria pulmonar) é rara, com uma incidência de 1:300.000 de nascidos vivos. Se não tratada, resulta em até 90% de mortalidade no primeiro ano de vida.
Descrever caso raro de diagnóstico de anomalia congênita como etiologia de insuficiência cardíaca em paciente idoso.
Paciente 64 anos, feminina, hipertensa, dislipidêmica e obesa, com história de dispneia e dor torácica aos moderados esforços há cerca de 1 ano. Exame físico com crepitações bibasais, sopro holossistólico 3+/6+ em foco mitral e estase jugular. ECG: distúrbio de condução intraventricular e provável zona inativa anteroapical. Cintilografia Miocárdica: hipocaptação persistente em paredes anterior, apical e lateral moderada a grave. Ecocardiograma: dilatação importante de câmaras esquerdas, disfunção sistólica de VE com FE 37%, insuficiência mitral importante. Coronariografia: origem anômala da coronária esquerda (ACE) com enchimento retrógrado, coronária direita (CD) bastante ectasiada emitindo circulação colateral intercoronariana para ACE. AngioTC: coronárias sem placas, escore de cálcio zero, origem anômala de tronco de ACE. Ressonância Cardíaca (RMC): infarto prévio em todos os segmentos apicais, em porções médio e basal das paredes anterior, anterolateral e anteroseptal, nestas últimas com sinais de viabilidade. Propedêutica laboratorial excluindo demais causas de Miocardiopatia. Proposto tratamento cirúrgico com reimplante de coronária, aneurismectomia e troca valvar mitral.
Descrevemos uma causa extremamente rara, principalmente em adultos, de Insuficiência Cardíaca, a síndrome de ALCAPA. A isquemia miocárdica, infarto e graus variados de disfunção ventricular se devem ao desenvolvimento de ampla rede de colaterais da coronária direita, com enchimento da coronária esquerda e desvio de fluxo de sangue para a artéria pulmonar, por esta ter menor pressão do que a aorta.
A síndrome de ALCAPA deve sempre ser lembrada no diagnóstico diferencial de insuficiência cardíaca, cardiopatia isquêmica e miocardiopatia dilatada principalmente em crianças, mas também em adultos com dor torácica e infarto prévio.
Insuficiência cardíaca; coronariopatia; cardiopatias congênitas.
Clínica Médica
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - São Paulo - Brasil
Cacionor Pereira Cunha Junior, Ana Paula Lindoso Lima, Abel Belarmino Amorim Neto, Eder Gomes Sarubo, Edileide Barros Correia