14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Nefropatia diabética superposta as glomerulopatias primárias

Fundamentação/Introdução

A Nefropatia Diabética (ND) é uma glomerulopatia secundária de alta incidência em pessoas com Diabetes Mellitus(DM) e associada a aumento de morbimortalidade.Os diabéticos podem portar glomerulopatias primárias que são subdiagnosticadas ou o diagnóstico é feito tardiamente,portanto estas devem ser suspeitadas quando o curso clínico não é compatível com a evolução esperada da ND.

Objetivos

Descrever um caso de glomerulopatia primária,diagnosticada pela biópsia renal,(Nefropatia Não Diabética- NDD)em diabéticos com nefropatia de evolução atípica.

Delineamento/Métodos

Estudo de caso clínico,através de análise de prontuário médico e revisão da literatura.

Resultados

C.A.S.59anos,masculino,obeso,com Hipercolesterolemia,DM2 e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) há 12 anos.Iniciou acompanhamento com nefrologista em 2014 com proteinúria significativa e Insuficiência Renal Crônica.Nega tabagismo,faz uso de bebida alcoólica aos finais de semana.Foi estimulado a mudar os hábitos através de dieta,atividade física e abandono do álcool.Apesar da melhora nestes, no controle da pressão arterial com uso de Enalapril (IECA) e da perda ponderal,manteve proteinúria elevada e piora da função renal nos primeiros meses de acompanhamento.Realizaram-se exames de fundo de olho que não revelaram Retinopatia Diabética ou Hipertensiva.Então foi submetido à biópsia renal percutânea que diagnosticou Glomeruloesclerose Segmentar e Focal (GESF),além de mostrar alterações advindas da HAS e/ou DM.O paciente foi tratado com Prednisona 60 mg/dia por 16 semanas com melhora da proteinúria e da função renal.
Discussão:. Estudos revelam que a incidência de Glomerulopatia Primária isolada ou sobreposta a ND na DM2 é muito alta. A fim de auxiliar neste diagnóstico a biopsia pode ser indicada para alguns pacientes. Vale ressaltar que mesmo o paciente diabético há mais de 10 anos e com retinopatia, não exclui a possibilidade deste ser portador de glomerulopatias primárias. E ainda, de acordo com estudo Indiano, pacientes diabéticos com proteinúria e sem retinopatia, sugere fortemente uma glomerulopatia primária.

Conclusões/Considerações finais

É preciso conhecer o curso habitual e previsível da ND a fim de identificar os casos com evolução atípica e reconhecer a necessidade de uma investigação mais ampla e da indicação da biópsia para se ter um diagnóstico e tratamento adequados.

Palavras Chaves

Diabetes Meliltus, Nefropatia Diabética, Glomerulopatias Primárias

Área

Clínica Médica

Autores

Tamiris Alves Menezes Bernardes, Guilherme Rosa Maques Gomes Melo, Hanne Saad Carrijo Tannous