PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍNDROME DE VOGT-KOYANAGI-HARADA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
A síndrome de Vogt Koyanagi Harada (VKH) é uma doença imunomediada que acomete melanócitos, resultando em panuveíte, despigmentações, alterações visuais e auditivas. No Brasil, trata-se de uma das maiores causas de uveíte, apesar de a prevalência e o perfil completo desses pacientes serem desconhecidos.
Conhecer o perfil do paciente com VKH e suas peculiaridades epidemiológicas em um hospital universitário de Curitiba.
Este é um estudo quantitativo, observacional, descritivo, retrospectivo, que avaliou prontuários de 19 pacientes com VKH em hospital universitário em Curitiba, no período de 1997 a 2016. Foram estudados doentes com diagnóstico após avaliação da reumato-oftalmologia e descrita a terapia instituída.
O sexo feminino foi atingido em 67% dos casos. Caucasianos (56%) e afrodescendentes (38%) representaram as etnias mais acometidas. A idade média dos pacientes foi 38,4±14,9 e a idade diagnóstica média de 30, 5±14,8 anos. O acometimento ocular foi, na totalidade dos casos, bilateral. Baixa acuidade visual e dor ocular foram os sintomas oculares mais incidentes e a complicação mais observada foi a catarata. Cefaleia foi o sintoma extraocular mais comum. Todos os pacientes do estudo fizeram uso de corticoterapia e o metotrexato foi a droga modificadora de doença mais utilizada.
A síndrome de VKH tem grande impacto na qualidade de vida de seus portadores, afetando principalmente a visão. A literatura carece de trabalhos epidemiológicos, fundamentais para análise do perfil dos pacientes. Esses estudos fornecem um suporte para o aprimoramento do diagnóstico precoce e da terapêutica, os quais tem relação direta com o prognóstico do paciente. Mais trabalhos dessa natureza precisam ser realizados para melhor manejo da doença.
Doença de Harada, Síndrome de Harada, Panuveíte autoimune
Clínica Médica
Faculdade Evangélica do Paraná - Paraná - Brasil
Henrique Diez Higashi, Izabella Wisniewska Moura, Marcelo Luiz Ghelen, Renato Mitsunori Nisihara, Thelma Larocca Skare