14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SÍNDROME DE VOGT-KOYANAGI-HARADA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Vogt Koyanagi Harada (VKH) é uma doença imunomediada que acomete melanócitos, resultando em panuveíte, despigmentações, alterações visuais e auditivas. No Brasil, trata-se de uma das maiores causas de uveíte, apesar de a prevalência e o perfil completo desses pacientes serem desconhecidos.

Objetivos

Conhecer o perfil do paciente com VKH e suas peculiaridades epidemiológicas em um hospital universitário de Curitiba.

Delineamento/Métodos

Este é um estudo quantitativo, observacional, descritivo, retrospectivo, que avaliou prontuários de 19 pacientes com VKH em hospital universitário em Curitiba, no período de 1997 a 2016. Foram estudados doentes com diagnóstico após avaliação da reumato-oftalmologia e descrita a terapia instituída.

Resultados

O sexo feminino foi atingido em 67% dos casos. Caucasianos (56%) e afrodescendentes (38%) representaram as etnias mais acometidas. A idade média dos pacientes foi 38,4±14,9 e a idade diagnóstica média de 30, 5±14,8 anos. O acometimento ocular foi, na totalidade dos casos, bilateral. Baixa acuidade visual e dor ocular foram os sintomas oculares mais incidentes e a complicação mais observada foi a catarata. Cefaleia foi o sintoma extraocular mais comum. Todos os pacientes do estudo fizeram uso de corticoterapia e o metotrexato foi a droga modificadora de doença mais utilizada.

Conclusões/Considerações finais

A síndrome de VKH tem grande impacto na qualidade de vida de seus portadores, afetando principalmente a visão. A literatura carece de trabalhos epidemiológicos, fundamentais para análise do perfil dos pacientes. Esses estudos fornecem um suporte para o aprimoramento do diagnóstico precoce e da terapêutica, os quais tem relação direta com o prognóstico do paciente. Mais trabalhos dessa natureza precisam ser realizados para melhor manejo da doença.

Palavras Chaves

Doença de Harada, Síndrome de Harada, Panuveíte autoimune

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Evangélica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Henrique Diez Higashi, Izabella Wisniewska Moura, Marcelo Luiz Ghelen, Renato Mitsunori Nisihara, Thelma Larocca Skare