14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PUSTULOSE EXANTEMÁTICA GENERALIZADA AGUDA DECORRENTE DO USO DE AMOXICILINA

Fundamentação/Introdução

A Pustulose Exantemática Generalizada Aguda (PEGA) é uma entidade rara induzida por drogas em 90% dos casos, principalmente por antibióticos, onde se destacam os betalactâmicos. Caracteriza-se por edema e eritema disseminados, cobertos por pústulas assépticas não foliculares. Na fase resolutiva, observa-se descamação. Surge frequentemente ao nível da face, virilhas, axilas, pescoço e outras pregas cutâneas, estendendo-se rapidamente, em poucos dias, a outras zonas do corpo.

Objetivos

Descrever um caso de Pustulose Exantemática Generalizada Aguda.

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo feminino, 41 anos, natural e procedente de Fortaleza-CE, foi admitida no Hospital de referência para doenças infecciosas em Fortaleza - CE, com quadro de pústulas e exantema maculopapular, inicialmente em coxas, com progressão para as pernas e membros superiores, poupando região de face. Negava presença de prurido. No dia anterior ao início das lesões, a paciente fez uso de Amoxicilina em virtude de quadro de faringoamigdalite. Na chegada ao hospital, encontrava-se febril (37,9°C), apresentando exantema maculopapular, pústulas disseminadas, edema 3+/4+ em coxas, indolor à palpação e com calor local (discreto). Apresentava aos exames admissionais leucograma ( 11.860, com predomínio de segmentados). Teste rápido para detecção de anticorpos para sífilis negativo. Levantado a possibilidade de exantema maculopapular decorrente de uso de amoxicilina em mononucleose e varicela. Realizada biópsia de lesões demonstrando pústula com abundantes neutrófilos, além de moderada espongiose. Na derme subjacente, moderado infiltrado neutrofílico e moderado infiltrado linfocítico perivascular. Colorações especiais para BAAR e fungos negativas. Conclusão: aspecto histológico consistente com PUSTULOSE EXANTEMÁTICA GENERALIZADA AGUDA (PEGA).

Resultados

Relato de caso.

Conclusões/Considerações finais

A manifestação de PEGA na maioria dos casos é causada por betalactâmicos como ocorrido no caso descrito (uso de amoxicilina). A fisiopatologia permacenece desconhecida. Na histologia há demonstração de acúmulo subcórneo de neutrófilos muito sugestivo de PEGA. O tratamento deve ser feito com internação hospitalar, suspensão da droga, uso de corticóides, com resolução em 15 dias.

Palavras Chaves

Farmacodermia; Amoxicilina; Pustulose.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil, Faculdade de Medicina do Centro Universitário UNINTA - Ceará - Brasil

Autores

Bárbara Liss de Sousa Freire, Bruna Theresa de Sousa Freire, Raissa Reginaldo Pinheiro, Lara Martins Rodrigues, Benedita Tatiane Gomes Liberato