14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Obstrução intestinal causada por hérnia de Spieghel como complicação de diálise peritoneal ambulatorial

Fundamentação/Introdução

As hérnias de Spieghel são muito raras, principalmente quando estão relacionadas a diálise peritoneal. Representam apenas 0,12 a 2% de todas as hérnias da parede abdominal e apenas 900 casos estão descritos na literatura.

Objetivos

Descrever um caso clinico de obstrução intestinal causada por uma complicação da Diálise Peritoneal Contínua Ambulatorial (DPCA). As complicações da DPCA mais comuns são a peritonite, obstrução do cateter de diálise e outras infecções relacionadas ao cateter. A hérnia de Spieghel como complicação da DPCA é um evento raro, principalmente quando se manifesta com um quadro de obstrução intestinal.

Delineamento/Métodos

P.S, 45 anos, sexo feminino, do lar, deu entrada na emergência com um quadro de distensão e dor abdominal, vômitos incoercíveis iniciados há cerca de dois dias. A paciente é portadora de insuficiência renal crônica por complicação de Hipertensão Arterial Sistêmica em programa de DPCA e falência de acesso para hemodiálise. Pneumectomia à direta por tuberculose.

O exame físico do abdome: a inspeção observou-se abdome globoso e distendido, uma cicatriz com abaulamento na parede abdominal anterior direita na altura da linha semilunar, onde pelo relato da paciente foi um local de introdução do cateter de diálise peritoneal, que foi fechado por obstrução do cateter optando-se pela troca do sitio de punção. Cateter de diálise peritoneal bem posicionado à esquerda. A palpação o abdome era dolorido difusamente, sem descompressão dolorosa e peristalse débil. Foi indicada tomografia computadorizada de abdome sem contraste onde evidenciou hérnia de parede abdominal na linha semilunar direita com conteúdo de alça de intestino delgado e obstrução a montante.

Resultados

Foi indicada laparotomia exploradora. No inventário da cavidade abdominal observou-se parte do intestino delgado no interior do defeito da parede abdominal que foi reduzido manualmente e sem sofrimento vascular do segmento intestinal, sem necessidade de ressecção do segmento intestinal. A paciente evoluiu no pós-operatório sem complicações.

Conclusões/Considerações finais

A obstrução intestinal por hérnia de Spieghel é um evento raro descrito na literatura, principalmente quando relacionado a diálise peritoneal. No caso relatado, a hérnia de Spieghel ocorreu por uma falha na parede abdominal na linha semilunar causada pela inserção de um cateter de DPCA.

Palavras Chaves

Diálise peritoneal, Hérnia de Spieghel, Obstrução intestinal
Peritoneal dialysis, Spigelian hérnia, Intestinal obstruction

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Mariana de Oliveira Tavares, Bruna do Nascimento Villela, Ana Carolina de Oliveira Tavares, Caio Mário Villela de Carvalho Junior, Francisco Eduardo Silva