PREVALÊNCIA DE MALÁRIA NAS CRIANÇAS DA ALDEIA DE MUTUA EM DONDO, MOÇAMBIQUE
Introdução/Fundamentos: A malária é responsável pela morte de milhares de crianças por dia e por um custo de bilhões de dólares por ano aos cofres públicos da África. Apesar da subnotificação, é estimado que a maioria dos casos de óbito ocorram na África subsaariana, especialmente em crianças menores de 5 anos.
Objetivos: Avaliar a prevalência de malária em crianças de 2 a 5 anos da Aldeia Mutua na cidade de Dondo em Moçambique.
Delineamento/Métodos: Trata-se de estudo observacional de corte transversal e abordagem quantitativa que avaliou 175 crianças de 2 a 5 anos residentes na Aldeia Mutua na cidade de Dondo em Moçambique nos dias 18 e 19 de Abril de 2017. As crianças avaliadas foram submetidas ao teste rápido de diagnóstico (TDR) da malária.
Resultados: Das 175 crianças estudadas, 44 foram diagnosticadas positivamente para malária, o que representa 25,14% da amostra estudada. Dessas, 61,36% correspondiam ao sexo feminino e 38,63% ao sexo masculino. Quanto ao fator idade, a maior prevalência foi em crianças de 5 anos (47,72%).
Conclusões/Considerações finais: A prevalência da doença na população estudada e as próprias características da infecção são dados que justificam a necessidade de maior investimento por parte do governo de Moçambique em políticas públicas que possibilitem a sua prevenção e o tratamento dos casos diagnosticados.
Malária; Moçambique; crianças
Clínica Médica
Imepac - Minas Gerais - Brasil
Isabella de Brito A. Silva, Lara Oliveira Borges, Nelson Donizete Ferreira Junior, Juliana Pontes Pinto Freitas