14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Manifestações neurológicas por Hipoparatireoidismo após 22 anos de tireoidectomia total: um relato de caso.

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: Hipoparatireoidismo (HP) com manifestações neurológicas, diagnosticado muitos anos após tireoidectomia, é considerado uma raridade.

Objetivos

Objetivo: Relatar o caso de uma paciente a qual apresentou manifestações clínicas neurológicas, em consequência ao HP, após 22 anos de tireoidectomia total (TT).

Delineamento/Métodos

Descrição do caso: Paciente do sexo feminino, 72 anos, submetida à TT aos 50 anos devido a carcinoma papilífero, tendo posteriormente recebido dose ablativa de Iodo e desde então em uso de levotiroxina. Após 22 anos de cirurgia, iniciou episódios de espasmos musculares intensos e dois episódios de crise convulsiva generalizada. Realizou Ressonância Magnética de crânio, a qual evidenciou áreas de calcificações cerebrais nos núcleos da base. A paciente foi avaliada pela endocrinologia e após confirmação laboratorial, que demonstrava paratormônio de 5 pg/ml (15 - 65 pg/ml), cálcio iônico de 3,3 mg/dL (4,4 - 5,4 mg/dL) e fósforo de 8,3 mg/dL (2,5 - 4,8 mg/dL), foi comprovado diagnóstico de HP. Logo, foi iniciado uso de calcitriol e suplementação de cálcio, desaparecendo a sintomatologia referida. O HP não é uma complicação infrequente da tireoidectomia, sendo ainda mais usual quando esta é total, com incidência de até 33%. Os fatores preditores envolvidos são diversos, dentre eles, sexo e idade do paciente, grau de ressecção, esvaziamento cervical e experiência do cirurgião. A hipocalcemia geralmente desenvolve-se dentro de uma semana após a cirurgia; contudo, casos assintomáticos ou oligossintomáticos podem ocorrer, retardando o diagnóstico e permitindo o aparecimento das manifestações neurológicas tardias da hipocalcemia crônica. As manifestações clássicas de hipocalcemia resultam da hiperexcitabilidade da junção neuromuscular, e incluem: parestesia ao redor da boca, mãos e/ou pés, mialgia, taquicardia, irritabilidade, crise convulsiva, prolongamento do intervalo QT ao eletrocardiograma, arritmias e morte. O tratamento do hipoparatireoidismo com cálcio e vitamina D, restabelece a calcemia normal e propiciona a estabilização do quadro neurológico.

Resultados

--

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: O HP tardio pós tireoidectomia, apresentando-se com manifestações neurológicas, é considerado uma raridade e com poucos casos descritos na literatura. Portanto, foi acreditado na hipótese de apresentação clínica inicial assintomática, culminando no atraso do diagnóstico, e aparecimento tardio dos sintomas neurológicos da hipocalcemia.

Palavras Chaves

Hipoparatireoidismo
Hipocalcemia
Tireoidectomia

Área

Clínica Médica

Autores

Patrícia Tavares da Silva Candido, Clara Louise Vianna, Thainá Hermes