14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Lipomatose Simétrica Múltipla: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A Lipomatose Simétrica Múltipla (LSM), também conhecida como Doença de Madelung, é uma entidade benigna rara caracterizada pela disposição simétrica de massas de tecido adiposo, sendo mais frequente em homens adultos com história de etilismo.

Objetivos

Relatar um caso de LSM e comorbidades associadas.

Delineamento/Métodos

Relato do caso: Paciente do sexo masculino, 57 anos, encaminhado de uma unidade de pronto atendimento (UPA) Por apresentar hemoglobina de 5g/dL e volume globular médio de 165 fL. Paciente referia que há 10 dias apresentava astenia, náuseas e vômitos. Durante o exame físico foram identificadas massas simétricas de consistência lipomatosa em região cervical, torácica e abdominal. Paciente referia ingestão de cerca 7 doses de destilados por dia por 40 anos.
Na admissão, o hemograma evidenciou anemia macrocítica associada a leucopenia e plaquetopenia. Além disso apresentava hipocalemia, hipocalcemia,hipomagnesemia, hipoalbuminemia e tempo de atividade de protrombina alargado.

Resultados

Durante a investigação para a causa da pancitopenia foi confirmado a insuficiência medular, porém não apresentava deficiência de ferro, ácido fólico ou cobalamina. Não foi possível afirmar que não foram feitas reposição desses nutrientes durante o internamento na UPA. Além disso, o paciente foi diagnosticado com hipotireoidismo, deficiência de vitamina D e hepatopatia crônica de provável etiologia alcoólica. O paciente recebeu suporte transfusional, correção dos distúrbios eletrolíticos, reposição de tiamina e hormônio tireoideano.

Conclusões/Considerações finais

A LSM é uma entidade rara e de etiologia desconhecida. Apresenta dois tipos de distribuição das massas de tecido adiposo, no tipo I os depósitos estão na região superior do corpo, já no tipo II a distribuição é mais difusa, muitas vezes semelhante a obesidade.
A LSM é associada com comorbidades como hepatopatia, diabetes mellitus, hipertensão arterial, hiperuricemia, hipotireoidismo, anemia macrocítica, polineuropatia, acidose tubular e tumores malignos de vias aéreas.
O diagnóstico é usualmente estabelecido pela anamnese e exame físico, exames complementares e biópsias são necessárias para afastar outras patologias, principalmente de comportamento maligno. O tratamento baseia-se na abstinência alcoólica, correção de distúrbios metabólicos e endócrinos associados e na excisão cirúrgica em caso de complicação, como compressão do trato aerodigestivo ou deformidade estética importante.

Palavras Chaves

Lipomatose Simétrica Múltipla, Etilismo, Anemia Macrocítica, Doença de Madelung

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Cajuru - Paraná - Brasil

Autores

LARISSA HERMANN DE SOUZA NUNES, THOMAS ERNST DE OLIVEIRA MILCHERT, MARIANA CRISTINA SÃO MIGUEL, GIBRAN AVELINO FRANDOLOSO