14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pneumomediastino espontâneo secundário a Fibrose Pulmonar Idiopática

Fundamentação/Introdução

Pneumomediastino é uma doença incomum que resulta da ruptura alveolar por aumento da pressão alveolar, queda da pressão perivascular ou ambas as causas. Além do mediastino, o ar pode infiltrar ainda o Tecido subcutâneo cervical, o espaço epidural, o pericárdio e a cavidade peritoneal.

Objetivos

Relatar caso de pneumomediastino secundário a fibrosa pulmonar idiopática, promover conhecimento sobre a patologia e discutir resposta ao tratamento.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente masculino, 72 anos, com história prévia de fibrose pulmonar idiopática e depressão, sem relato de trauma torácico ou engasgos, referindo dor e desconforto retroesternal, associado a edema cervical à esquerda e voz anasalada. Ao exame, paciente apresentava taquipneia leve e enfisema subcutâneo em face, região cervical e torácica superior. Realizada radiografia de tórax que evidenciou redução difusa predominantemente periférica da transparência pulmonar bilateralmente, com indefinição dos seios costofrênicos laterais, sinais de enfisema subcutâneo e pneumomediastino. Tomografia de tórax com imagens com densidade de ar permeando o tecido subcutâneo e mediastino, configurando pneumomediastino e enfisema subcutâneo, sem pneumotórax associado, acentuado espessamento de septos intra e interlobulares e áreas de faveolamento acometendo a periferia e bases pulmonares, associadas a áreas com atenuação em vidro fosco de permeio e bronquiectasias de tração, indicativos de fibroso pulmonar. Optado por tratamento conservador com boa resposta clínica e tomografia de controle com resolução praticamente completa do quadro.

Conclusões/Considerações finais

O pneumomediastino é uma doença rara, acomete mais os homens, com idade entre 19-39 anos. As causas variam desde asma e êmese por intoxicação alcoólica a doenças gastrointestinais e barotrauma. A manifestação clínica inclui dor torácica retroesternal e dispneia, evoluíndo para cervicalgia. O diagnóstico é feito através de radiografia ou tomografia de tórax. A maioria dos pacientes é internada e mantida em observação até melhora clínica e radiológica do quadro, como ocorrido com o paciente do caso relatado.

Palavras Chaves

Pneumomediastino diagnóstico, fibrose pulmonar idiopática

Área

Clínica Médica

Autores

Angélica Gomides dos Reis Gomes, Raíssa Fonseca Teixeira, Sílvia Lunardi Rocha, Cristiana Guimarães Paes Savoi Guimaraes Paes Savoi