14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Sindrome de AMAN (Neuropatia Axonal Motora Aguda)

Fundamentação/Introdução

Relato de caso de doença neurológica rara, AMAN (Neuropatia Axonal Motora Aguda), subtipo da Síndrome de Guillain Barré (SGB). A incidência da SGB no ocidente varia de 0,89 a 1,89 a cada 100.000 pessoas/ano, sendo que 10 a 20% destes casos são diagnosticados com AMAN. O diagnóstico é realizado através da associação do quadro clínico ao exame de Eletroneuromiografia.

Objetivos

Escrever um relato de caso sobre paciente com diagnóstico de AMAN (Neuropatia Axonal Motora Aguda), subtipo da Síndrome de Guillain Barré (SGB).

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo feminino, 63 anos, sem comorbidades, iniciou com quadro agudo de fraqueza progressiva com Tetraparesia Flácida Aguda, em Membros superiores, bilateral, inicialmente mais intensa à esquerda e, em Membros inferiores, de forma simétrica, mobilizando apenas mãos e pés. Sensibilidades tátil e dolorosa preservadas, simétricas e difusamente. Ausência de sinais meníngeos. Manteve Glasgow 15. Inicialmente, realizou Tomografia Computadorizada de Crânio sem contraste, excluindo quadro de acidente vascular isquêmico, hemorrágico ou neoplasias. Realizou punção lombar no início da internação. O líquor não se apresentou infeccioso e nem com aumento de proteínas. Sorologias para HIV, Citomegalovírus e Hepatites virais revelaram resultados negativos. Os exames laboratoriais iniciais excluíram doenças infecciosas. Após dois dias, apresentou disfagia inicial para sólidos e, no dia seguinte, para líquidos. Necessitou sondagem nasoenteral para alimentação. Recebeu fisioterapia respiratória e motora. Após nove dias, desenvolveu broncopneumonia nosocomial, em base de pulmão direito. Realizou ressonância magnética de crânio e de região cervical, com ausência de hipersinal cerebral e com presença de hérnia discal cervical de C3-C5, com discreta compressão medular. Evoluiu com quadro de sepses respiratória e broncopneumonia nosocomial, sendo medicada com Meropenem e Vancomicina.Realizou exame de eletroneuromiografia, o qual possibilitou o diagnóstico de AMAN (Neuropatia Axonal Motora Aguda). A paciente apresentou indicação de receber imunoglobulina humana endovenosa, sendo transferida para hospital terciário.

Resultados

.

Conclusões/Considerações finais

A AMAN é uma doença imunológica agressiva, que pode culminar na sequela motora ou neurológica dos pacientes acometidos. O tratamento indicado é a infusão de imunoglobulina humana endovenosa, o qual deve ser providenciado geralmente em centros de referência em neurologia, de forma aumentar as chances de remissão dos sintomas.

Palavras Chaves

Neuropatia Axonal Motora Aguda e Síndrome de Guillain Barré.

Área

Clínica Médica

Autores

Caroline Daminelli, Angela Toscani Hilbert, Jair Dacas, Adriano de Oliveira