Relato de Caso: a Síndrome de Moebius sob a intervenção médica domiciliar.
A síndrome de Moebius (MBS) é uma doença infreqüente, com incidência de 1 em 10.000 nascimentos, características por paralisia facial congênita bilateral devido a uma agenesia do sexto e sétimo nervos cranianos. Além disso, as anomalias orofaciais e dos membros são freqüentemente encontradas nesses pacientes. O diagnóstico baseia-se fundamentalmente em diferentes manifestações clínicas da doença.
Descrever a evolução de sinais e sintomas clínicos de um relato de caso de Síndrome de Moebius, e a partir deste viabilizar demais aspectos positivos e negativos encontrados na admissão domiciliar de alta complexidade, visando a melhoria da qualidade de vida no ambiente domiciliar quando comparada a destes pacientes no âmbito hospitalar.
O paciente observado esteve sob cuidados do serviço de assistência domiciliar Prime Home Care, entidade hospitalar privada, situada na cidade de Brasília-DF. O histórico de dados ocorreu por meio da admissão do paciente no serviço, comparando-se as significativas melhoras da evolução do estado de saúde do paciente antes da internação domiciliar.
JPNM, 12 anos, masculino, diagnóstico de Síndrome de Moebius, que se caracteriza por uma paralisia bilateral dos nervos abducente VI e nervos faciais VII. O paciente apresenta algumas manifestações clínicas como falta de expressão facial (face em máscara), Inabilidade para sorrir, Estrabismo convergente, Fissura palpebral, Ausência de movimentação ocular lateral completa, Fraqueza muscular em MMSS, Hipoplasia mandibular e maxilar, Disartria e afasia, Polidactilia e Sindactilia e contratura flexora de MMII. Traqueostomia dependente de Ventilação Mecânica Invasiva. Dieta por Gastrostomia Endoscópica Percutânea (Tubo PEG); Eliminações fisiológicas em fralda; Escala de Avaliação da Incapacidade Funcional Grau V, totalmente dependente de terceiros cuidados e atividades diárias.B.E.G, corado, bem hidratado, sem edema de MMII e MMSS, abdome plano, sem lesões de pele, cicatrizes, circulação colateral ou herniações e indolor a palpação; MV presente e simétricos.
Atualmente, há muita discussão sobre a situação do sistema de saúde do Brasil. A assistência domiciliar, sem dúvida, é uma realidade de trabalho que pode ajudar no cuidado dos pacientes hospitalizados por síndromes raras e doenças que requererem cuidados supervisionados de alta complexidade. Ressalta-se a importância o cuidado prestado no domicílio e de uma equipe multiprofissional de saúde mais atuante em todos os níveis de assistência.
Mobius Syndrome; Neuropediatrics; Congenital diseases; Homecare
Clínica Médica
Uni-FACEF CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA - São Paulo - Brasil
RODRIGO BARNABÉ RODRIGUES