14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pneumonia Eosinofílica Aguda Idiopática: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A Pneumonia Eosinofílica Aguda Idiopática (PEAI) é uma patologia pulmonar rara e de etiologia desconhecida, caracterizada por um quadro febril agudo, insuficiência respiratória hipoxêmica, difusos infiltrados eosinofílicos em parênquima pulmonar bilateralmente e, principalmente, eosinofilia > 25% em lavado broncoalveolar (LBA) na ausência de infecção.

Objetivos

Demonstrar a importância de incluir a PEAI como diagnóstico diferencial frente a queixas respiratórias agudas em função de seu quadro clínico inespecífico.

Delineamento/Métodos

M.P.G., sexo masculino, 52 anos, procedente de Lucélia, S.P., previamente hígido, admitido em pronto atendimento com queixa de dispneia aos esforços há 3 meses, sem demais queixas. Antecedente pessoal de tabagismo (35 anos-maço), uso esporádico de maconha e etilismo social. Nega histórico de exposição ocupacional e uso de medicações. Exame físico de entrada sem alterações. Radiografia de tórax de entrada revelou múltiplos nódulos em parênquima pulmonar de distribuição randômica e tamanhos variados. Sob hipóteses diagnósticas de infecção pulmonar e metástase de tumor primário, optou-se por internação hospitalar. Rastreio para doenças autoimunes e infecciosas negativo. Tomografia computadorizada de tórax evidenciou presença de múltiplas imagens nodulares com densidade de partes moles e halo em opacidade de vidro fosco em distribuições randômicas bilateralmente, discreta reação pleural à direita sem sinais de derrame pleural, aumento numérico de linfonodos em cadeia paratraqueal inferior bilateral, cadeia da janela aortopulmonar, cadeia traqueobrônquica e cadeia infracranial sem formação de conglomerados. Ao longo da internação observou-se redução no número total de leucócitos com aumento da fração eosinofílica chegando até 19%.

Resultados

Foi realizada segmentectomia pulmonar à esquerda de língula por videotoracoscopia, cujo resultado anatomopatológico identificou áreas de espessamento dos septos alveolares que se apresentavam edemaciados com infiltrado de frequentes eosinófilos permeados por linfócitos. O tratamento de escolha com corticosteroides promoveu melhora da dispneia e desaparecimento dos nódulos pulmonares em exames de imagem.

Conclusões/Considerações finais

A PEAI é uma doença rara, de apresentação inespecífica e excelente prognóstico. Dado seu difícil diagnóstico, é importante considerar a utilidade da biópsia pulmonar como um critério elucidativo.

Palavras Chaves

pneumonia; pneumonia eosinofílica idiopática aguda; eosinofilia pulmonar; biópsia pulmonar.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade São Francisco (USF) - São Paulo - Brasil

Autores

José Eduardo Camargo Ribeiro Filho, Beatriz Ruggiero Atihé, Antonio Carlos Amaral Carvalho Filho, Isabella Peixoto Ferreira