Lombalgia como primeira manifestação do mieloma múltiplo: relato de caso
Introdução: O mieloma múltiplo é uma proliferação neoplásica dos plasmócitos da medula óssea. Tal neoplasia não possui etiologia definida, o que a torna uma doença de diagnóstico de difícil elucidação, apesar de ser o segundo tumor hematológico mais frequente do mundo.
Objetivo: Detectar precocemente as características do mieloma múltiplo.
Relato de caso
Resultados: Paciente do sexo feminino, 52 anos, hipertensa, tabagista, relata início dos sintomas em abril de 2017, quando procurou o serviço de ortopedia da cidade para consulta devido forte dor lombar. Foi realizada Tomografia computadorizada (TC) de coluna vertebral que revelou duas hérnias de disco. Em julho, deu entrada no hospital regional onde foi internada após se detectar hemoglobina de 5,7g/dl, uréia de 54,9 mg/dl, creatinina de 2,41 mg/dl e cálcio sérico de 16,28 mg/dl. Pesquisa de proteína de Bence Jones foi negativa na urina. Durante esse período, percebeu um emagrecimento 11kg. Foi realizada transfusão sanguínea, medicação analgésica e diante da insuficiência renal o tratamento foi conservador. Derrame pleural à esquerda e imagem compatível com fratura patológica de corpo vertebral foram evidenciados por TC de tórax e TC de coluna lombar, respectivamente. Paciente revela ainda paraplegia durante últimos dias de internação, enquanto aguardava transferência para serviço especializado onde pudesse realizar biópsia e aspiração da medula óssea que, posteriormente confirmou o diagnóstico de mieloma múltiplo.
Conclusão: Ainda que incurável, quando diagnosticado precocemente, o mieloma múltiplo oferece melhores possibilidades de tratamento. O manejo adequado previne complicações, além de influenciar na sobrevida e qualidade de vida do paciente.
Mieloma múltiplo, Diagnóstico, Qualidade de vida
Clínica Médica
Myreia Petronio Leite, Marilia Rodrigues Baltazar, Ana Carolina Brito Soares, Liliane de Lima Caldas Gervasio, Francisco Petronio Sampaio