14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico-epidemiológico de pacientes com Tuberculose Resistente internados em hospital de referência do Estado do Rio de Janeiro

Fundamentação/Introdução

A Tuberculose Multidrogaresistente (TB-MDR) é causada pelo Mycobacterium tuberculosis resistente à rifampicina e à isoniazida. Na Tuberculose Extensivamente Resistente (TB-XDR), o bacilo adicionalmente exibe resistência a qualquer fluoroquinolona e a pelo menos um dos medicamentos injetáveis de segunda linha (amicacina, canamicina ou capreomicina).

Objetivos

Caracterizar o perfil clínico-epidemológico de pacientes com Tuberculose Resistente internados em hospital de referência.

Delineamento/Métodos

Estudo epidemiológico descritivo e retrospectivo de todos os casos de TB-MDR e TB-XDR internados no período de julho de 2016 a junho de 2017 em hospital de referência no Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada nos prontuários dos pacientes e no Sistema de Informação de Tratamentos Especiais de Tuberculose (SITETB). Foram analisados fatores sociodemográficos, forma clínica, padrão e tipo de resistência, comorbidades e fatores associados, através dos programas Excel e Epi Info.

Resultados

No presente estudo, pôde-se constatar que nos casos de TB o sexo masculino foi mais prevalente, constituindo 83,33% dos casos. A etnia mais acometida foi a parda, com a parcela de 54,17%. A faixa etária mais envolvida foi a adulta, entre 30 a 59 anos, correspondendo a 79,2% dos pacientes, seguida do grupo jovem, de 15 a 29 anos (16,7%). A escolaridade mais presente foi de 4 a 7 anos, em 66,67% dos casos. Indivíduos desempregados apresentaram o maior percentual no âmbito ocupacional, equivalendo a 33,33% dos pacientes. A forma clínica da TB foi de unanimidade pulmonar. O padrão de resistência mais prevalente foi de TB-MDR (75% dos casos), com 25% dos pacientes apresentando TB-XDR. Dentre as comorbidades e fatores associados, o mais presente foi o tabagismo, em 50% dos pacientes, seguido por alcoolismo (41,7%), uso de drogas ilícitas (33,3%), Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e Diabetes Mellitus (16,7%), população vivendo na rua e transtorno mental (8,3%) e hepatite viral, nefropatia e hipertensão arterial em 4,2% dos pacientes.

Conclusões/Considerações finais

Os casos de TB resistente analisados neste estudo foram caracterizados na esfera sociodemográfica por indivíduos do sexo masculino, etnia parda, faixa etária adulta, baixa escolaridade e desempregados. Com relação ao perfil clínico, foi constatada uma íntima relação da TB com o tabagismo e o alcoolismo, cujas práticas ocasionam maior abandono e absenteísmo ao tratamento, além de agravamento do quadro por alterações mecânicas e imunológicas no trato respiratório.

Palavras Chaves

Tuberculose; Drogas; Resistência.

Área

Clínica Médica

Instituições

ITPAC/Fahesa - Tocantins - Brasil

Autores

João Victor Cardoso Araújo Gonzaga, Lorainny Aparecida de Alencar Veiga, Jandui Diniz Araújo Filho, Hedi Marinho de Melo Guedes de Oliveira