14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Toxoplasmose Pulmonar Aguda em Paciente Imunocompetente.

Fundamentação/Introdução

A toxoplasmose, causada pelo Toxoplasma Gondii, é a zoonose mais prevalente do mundo chegando a acometer 1/3 da população mundial. No Brasil sua prevalência chega a 79% em homens e 63% em mulheres. Em pacientes imunocompetentes tende a ser uma doença benigna e assintomática e quando em quadros de infecção aguda se apresenta de forma inespecífica com febre, mialgia e adenopatias autolimitadas. Em seus casos mais graves pode acometer olhos, cérebro, fígado, coração e linfonodos mas raramente acomete pulmões, com raros casos descritos na literatura.

Objetivos

Descrever e discutir os achados e os mecanismos fisiopatológicos que levaram á manifestação de uma toxoplasmose aguda na forma de pneumonia em uma paciente imunocompetente.

Delineamento/Métodos

Relato de Caso.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 34 anos, com quadro de cefaleia holocraniana reprodutível ao toque, mialgia e adinamia ha 7 dias, que há 2 dias se associou a febre de 39ºC . O exame físico da admissão demonstrava micropoliadenopatia cervical e estertores crepitantes em base pulmonar esquerda. Laboratorialmente apresentava-se sem leucocitose ou elevação de Proteína-C-Reativa e com elevação de transaminases (TGO 257 U/L e TGP 287 U/L). A tomografia computadorizada do tórax mostrava espessamento parietal brônquico difuso, múltiplos micronódulos mal definidos em todos os campos pulmonares, opacidades em vidro fosco confluentes e faixas de atelectasia nas porções posteriores dos lobos inferiores. A pesquisa para vírus respiratórios, Legionela e Pneumococo urinários, citomegalovirus e Epstein-barr, hemoculturas, e sorologia para hepatites A, B e C estavam negativas. Evoluiu com dispneia aos pequenos esforços, aumento do infiltrado pulmonar, atipia linfocitária (10%). Aventada a possibilidade de toxoplasmose pulmonar foi solicitada pesquisa que demonstrou IgM +, IgG - e PCR positivo para Toxoplasma gondii. Tratada com Sulfametoxazol-Trimetoprim, Pirimetamina e Sulfadiazina com melhora clínica e radiológica após 7 dias. Recebeu alta com tratamento por mais 42 dias com Pirimetamina e Sulfadiazina.

Conclusões/Considerações finais

O fato da paciente não ter sido exposta previamente ao toxoplasma, assim como o consumo de carne crua habitual pode ter levado a exposição a uma quantidade maciça de protozoários de uma cepa mais virulenta, o que associado ao histórico de tabagismo importante e de cirurgia bariátrica no passado podem ter contribuído para o desenvolvimento de pneumonite grave, com risco de morte se não diagnosticada e tratada adequadamente em tempo hábil.

Palavras Chaves

Toxoplasmose; Pneumonia; Imunocompetente;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Sírio-Libanês - São Paulo - Brasil

Autores

Marcos Vinícius Oliveira Marques, Patrick Theodore Souccar, Tania Strabelli, Daniel Deheinzelin, Vera Salemi