14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico de bócio mergulhante em paciente com insuficiência cardíaca congestiva: relato de caso

Fundamentação/Introdução

O bócio mergulhante (BM) é descrito como uma massa tireoidiana que possui 50% ou mais do seu volume localizado dentro da cavidade torácica, porém não há consenso na sua definição. A patogênese é pouco compreendida e o tratamento cirúrgico deve ser considerado na presença de indicações (sintomas compressivos, alta suspeição de malignidade, hipertireoidismo, preferência estética).

Objetivos

Descrever o diagnóstico diferencial de BM para investigação de dispneia em paciente com queixa de disfagia e com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) estágio C.

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

Descrição do caso: Mulher de 82 anos, parda, hipertensa de longa data apresentava tosse produtiva (expectoração esbranquiçada), dor torácica (irradiando-se para dorso e membro superior esquerdo) e dispneia aos mínimos esforços (classe funcional/NYHA III) há 15 dias, associada a edema de membros inferiores e disfagia. Ao exame físico constatou-se estado geral regular, ausculta respiratória evidenciando murmúrio vesicular presente em ambos hemitórax, com creptos em bases, edema em extremidades (++/++++) e sinal de Pemberton positivo. Solicitados exames: gasometria arterial revelou alcalose metabólica (pH: 7.54; pCO2: 38.8; pO2: 81.2; SO2: 97.2; HCO3: 33.5; BE: 10.8; PO2/FiO2: 386.8), ecocardiograma transtorácico (aumento biatrial e de câmaras direitas; fração de ejeção 84%), radiografia de tórax (presença de infiltrado pulmonar em hemitórax direito, aumento de área cardíaca e desvio de traqueia para a direita), eletrocardiograma – fibrilação atrial (FA). A ultrassonografia de tireoide demonstrou contornos ligeiramente irregulares e ecotextura difusamente heterogênea, com lobo esquerdo medindo 6,2 x 3,2 x 2,6cm (volume 27,0cm3) e se aprofundando inferiormente em direção ao tórax, configurando bócio mergulhante. Além da presença de nódulo sólido do lado esquerdo medindo 0,9 x 0,7cm. Com isso, constatou-se ICC estágio C, FA crônica e BM ocasionando sintomas compressivos. Recebeu tratamento através da compensação cardíaca e anticoagulação plena. Em relação ao BM, optou-se por conduta expectante, considerando-se o notável risco cirúrgico da paciente, contraindicando a tireoidectomia total.

Conclusões/Considerações finais

O BM possui desenvolvimento lento e silencioso, apresentando sintomas quando em estágio avançado, o qual pode mimetizar outras doenças. O tratamento cirúrgico nem sempre é indicado, embora seja a forma mais eficaz de erradicar o bócio, pois se deve avaliar os riscos e benefícios para cada indivíduo.

Palavras Chaves

bócio mergulhante, dispneia, insuficiência cardíaca congestiva

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

Lucas Barbosa Sousa de Lucena, Kelton Dantas Pereira, Hugo Leonardo Alves da Silva, Aline Dantas de Sá, Lucas de Paulo Araújo de Almeida