Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ESOFAGITE GRAVE COM ESTENOSE DE ESÔFAGO DISTAL COMO CONSEQUÊNCIA DE ESCLEROSE SISTÊMICA

Fundamentação/Introdução

A esclerose sistêmica é caracterizada por espessamento variável e endurecimento da pele e ao envolvimento de órgãos internos. Existem diversas manifestações como anormalidades da circulação, acometimento músculo-esquelético, renal, pulmonar, cardíaco e gastrointestinal, com complicações fibróticas e / ou vasculares. O acometimento gastrointestinal está presente em cerca de 90 por cento dos pacientes e aproximadamente a metade são sintomáticos e 50 a 80 por cento tem disfunção esofágica.

Objetivos

Relatar um caso de um paciente com esofagite grave associada a estenose de esôfago distal que foi diagnosticada com esclerose sistêmica.

Delineamento/Métodos

Trata-se de paciente 36 anos, masculino, admitido no Hospital Santa Casa de Belo Horizonte para ser submetido a dilatação esofágica. As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura.

Resultados

Após realização de biópsia de esôfago descartando neoplasia, e evidenciando o fenômeno de Raynaud associada a esclerodactilia em exame físico, iniciou-se propedêutica para investigação de esclerose sistêmica. Sendo então o diagnóstico altamente sugestivo após positivação dos anticorpos antinúcleo e anticentromero.

Conclusões/Considerações finais

Portanto ressaltamos a importância da investigação etiológica, focando em diagnósticos diferenciais e exame físico minucioso, a fim de direcionar o tratamento e melhorar qualidade de vida dos pacientes.

Palavras Chaves

Esclerose Sistêmica; Esofagite Grave; Estenose de esôfago

Área

Clínica Médica

Autores

Juliana Silveira Cordeiro, Francine Luiza Seganfredo, Rubens Vicente de Luca Neto, Anna Elisa Teixeira Campos de Melo, Maisa de Medeiros Rocha

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017