14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: TUMOR NEUROENDÓCRINO DE RETO INFERIOR EM PACIENTE ASSINTOMÁTICA

Fundamentação/Introdução

Introdução: Tumores neuroendócrinos (TN) são derivados das células enterocromafins e representam apenas 0,49% dos tumores malignos. Manifestam-se em qualquer idade, porém são diagnosticados em média etária de 50 anos. Podem surgir na árvore traquebrônquica, mas ocorrem majoritariamente no trato gastrointestinal, sendo 40% no intestino delgado e menos incidente no reto. Neste último, a clínica é indolente, mas quando sintomático, apresenta dor abdominal, perda de peso, sangramentos, dor, prurido anal e constipação. O diagnóstico baseia-se, além da clínica e achados laboratoriais, em exames de imagem como ultrassom endorretal. A Tomografia Computadorizada de pelve e abdome e a cintilografia servem para verificar o grau de disseminação local ajudando na escolha do tratamento, que consiste na maioria dos casos em ressecção cirúrgica e se necessário, tratamentos adjuvantes.

Objetivos

Objetivo: Descrever um caso de TN em reto inferior, numa paciente de 58 anos, assintomática, cuja conduta terapêutica foi ressecção local.

Delineamento/Métodos

Relato de caso:

Resultados

Feminino, 58 anos, afrodescendente, casada, natural de Campos dos Goytacazes, em acompanhamento clínico de divertículo de cólon direito (colonoscopia de 2010), assintomática, sem manifestações clínicas gastrointestinais, fez uma nova colonoscopia em 2016, onde foi constatado pólipo séssil em reto inferior e feito biópsia com resultado de TN/ carcinoide. Cromogranina A 167,2 mcg/L. Assim, realizou ressonância magnética de pelve, que evidenciado imagem nodular em parede lateral esquerda de reto inferior medindo cerca de 7mm, sem evidência de extensão extraparietal. Feito cintilografia com hipercaptação anormal em lobo inferior de pulmão direito. Encaminhada à cirurgia cuja conduta escolhida foi ressecção local de tumor de reto baixo, ao invés de retossigmoidectomia, por impossibilidade clínica. História de bronquiectasia crônica, asma e doença diverticular de cólon direito há 7 anos; cirurgias prévias: amigdalectomia há 50 anos, lobectomia em terço médio de pulmão direito há 48 anos, histerectomizada há 23 anos.

Conclusões/Considerações finais

Devido a pluralidade das apresentações clínicas e graus de agressividade dos TN, o diagnóstico e manejo do tratamento de tal neoplasia, ainda se mostram desafiadores. A conduta no caso relatado se mostrou adequada de acordo com a literatura atual tendo desfecho clínico favorável a paciente.

Palavras Chaves

Tumor Neuroendócrino; retal; paciente assintomático

Área

Clínica Médica

Autores

Laura Fonseca Botelho, Julyane Alves de Assis dos Santos Pereira, Melissa Martins Barbosa, Raíza Tinoco Manhães, Rodrigo Amaral Rios