14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Doege-Potter (SDP) secundária a tumor fibroso solitário de próstata: causa rara de hipoglicemia

Fundamentação/Introdução

O tumor fibroso solitário da próstata é uma neoplasia rara, de crescimento lento e geralmente benigna. Pode acometer qualquer parte do corpo, mas é mais frequente na pleura, cabeça e abdome respectivamente. A SDP é uma síndrome paraneoplásica incomum que consiste na hipoglicemia sintomática secundária a tumor fibroso solitário. O mecanismo de hipoglicemia mais provável seria: secreção excessiva do fator de crescimento similar à insulina (IGF-2) pelo tumor.

Objetivos

Relatar caso de SDP e promover conhecimento sobre a síndrome.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente masculino, 60 anos, previamente hipertenso. Relatava crises convulsivas recorrentes atribuídas a hipoglicemia, com melhora clínica após correção. Referia, ainda, retenção urinária e nodulação nas nádegas, foi realizado antígeno prostático que estava dentro da normalidade e ressonância de pelve que identificou volumosa lesão tecidual expansiva na cavidade pélvica, medindo 19,8cm no maior diâmetro, localizado no espaço retrossacral, exercendo compressão do reto e canal anal, abaulando a superfície anterior dos corpos vertebrais sacrococcígeo, ocupando fossa isquiotibial até região glútea direita. Ao exame, apresentava massa palpável em hipogástrio e na região glútea direita. Exames evidenciaram anemia normocítica e normocrômica e glicemia capilar mínima de 30 mg/dL durante internação. Submetido a biópsia da lesão na nádega que identificou proliferação de células poligonais e fusiformes em meio a matriz colagênica, crescendo difusamente e formando nódulos, vasos com paredes hialinizadas de permeio, compatível com neoplasia mesenquimal fusiforme. Imunohistoquímica com CD-34 e STAT-6 positivos, Ki-67 moderado e desmina, muc-4 e S-100 negativos. Quadro morfológico e imunohistoquímica compatíveis com tumor fibroso solitário. Paciente encaminhado para oncologia clínica, optado por radioterapia neoadjuvante para posterior ressecção do tumor.

Conclusões/Considerações finais

A SDP é uma manifestação paraneoplásica rara de um tumor fibroso solitário que provoca hipoglicemia sintomática, cujo diagnóstico é feito através de anatomopatológico e imunohistoquímica, com melhora clínica após ressecção do tumor.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Mater Dei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Alice Terly Roelens, Áurea Thathia Fonseca Gonçalves, Angelica Gomides Dos Reis Gomes