14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

MONITORIA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À CLÍNICA MÉDICA COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fundamentação/Introdução

O curso de Medicina conta com uma diversidade de disciplinas, e, com o tempo, o estudante passa a se identificar com algumas áreas específicas; o exercício da monitoria é fundamental, sobretudo, para gerar o crescimento intelectual do monitor – de modo a contribuir com a formação dos discentes diante a troca de saberes entre os monitores e docentes. É indubitável sua contribuição no desenvolvimento de habilidades, bem como seu estímulo à docência, além de proporcionar o aprofundamento na área à qual o monitor se dedica.

Objetivos

Relatar a experiência de acadêmicos de Medicina dentro da monitoria, a fim de ampliar e disseminar conhecimentos da disciplina proposta.

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da monitoria da disciplina de Introdução à Clínica Médica - Semiologia, ministrada no 3º semestre da graduação em Medicina no período de Agosto/2015 a Junho/2016. A disciplina tem como base a aprendizagem da anamnese e exame físico de todos os sistemas do corpo humano, visando à introdução do aluno no campo da clínica médica; as monitorias são realizadas de forma teórico-prática, em laboratório equipado com manequins e acontecem de 1-2 vezes por semana, sendo os conteúdos ministrados a cada aula registrados em um relatório

Resultados

O exercício da monitoria é de grande satisfação, principalmente pelo estabelecimento dos primeiros contatos destes com os alunos. Desse modo, o ensino nos laboratórios gera aprendizado significativo, pela maior maturidade e conhecimento adquirido. O contato com os docentes é fundamental na sedimentação do aprendizado dos monitores, o que contribuiu para o crescimento enquanto estudante. Os alunos sempre trazem bons feedbacks devido ao aprendizado adquirido durante o semestre.

Conclusões/Considerações finais

Em face do exposto, ressalta-se a necessidade desse tipo de prática no curso como fator essencial na formação e ampliação da área de conhecimento do estudante; a disciplina em questão é imprescindível para a formação do médico, visto que possui base nas práticas clínicas, que serão futuramente desenvolvidas durante o curso e internato. Devido à quantidade de conteúdos ministrados, os monitores são intermediadores do processo ensino-aprendizagem, sendo essenciais nesse tipo de ensino. Portanto, a experiência foi satisfatória, uma vez que possibilita o aprofundamento na disciplina e proporciona trocas de experiências que serão importantes para o crescimento acadêmico dos discentes.

Palavras Chaves

Monitoria; Semiologia; Clínica Médica

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

Kelton Dantas Pereira, Lucas Barbosa Sousa de Lucena , Hugo Leonardo Alves da Silva, Márcya Cândida Casimiro de Oliveira, Layza de Souza Chaves Deininger