AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE VITAMINA D NO PRÉ-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA
Vários fatores influenciam os níveis séricos de vitamina D (25(OH)D), entre eles a obesidade, estudos mostram a existência de correlação negativa entre a 25(OH)D e o índice de massa corpórea (IMC).
Avaliar os níveis de 25(OH)D em pacientes obesos em pré-operatório de cirurgia bariátrica e correlacionar-los com o IMC.
Estudo descritivo transversal observacional. Pesquisa em prontuários de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica entre janeiro de 2013 a dezembro de 2014.
A média de idade foi de 37 anos; 96,4% dos pacientes foram do sexo feminino; 46,4% brancos, 3,6% negros e 50% declararam-se pardos. A média de IMC foi de 45 kg/m². Foi considerado como ponto de corte para suficiência de vitamina D, 30 ng/mL. A média de 25(OH)D pré-operatória foi de 29,6 ng/mL. Deficiência foi encontrada em 7,1% dos pacientes, insuficiência em 39,3%, suficiência em 53,6%. Foi encontrada correlação positiva entre IMC e níveis de 25(OH)D quando utilizado o coeficiente de correlação de Pearson (r=0,1368 e p=0,4876).
Os níveis de vitamina D e o IMC são variáveis que podem se correlacionar diretamente, segundo o presente estudo. Os resultados deste trabalho diferem dos encontrados na literatura atual. Não termos grandes estudos que sobre o tema vitamina D e obesidade grave a nível regional e mundial.
Vitamina D; Cirurgia Bariátrica; Obesidade
Clínica Médica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - Maranhão - Brasil
BYANKA TELES MENEZES, Francisca Luzia Francisca Luzia Soares Macieira DE ARAÚJO