14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Deficiência de Vitamina B12 e Sintomas Neuropsiquiátricos - Relato de Caso.

Fundamentação/Introdução

Deficiência de vitamina B 12 pode ocasionar transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares. O diagnóstico é feito na presença de sintomatologia clínica e/ou anemia macrocítica associada a níveis baixo de vitamina B12 sérica e também por novos marcadores como homocisteína e entre outros.

Objetivos

Relatar um caso de paciente com deficiência desta vitamina.

Delineamento/Métodos

As informações contidas neste trabalho foram obtidas por meio de revisão do prontuário, anamnese com o paciente e revisão de literatura.

Resultados

LS, 41 anos, masculino, pardo. Há 4 meses apresentou palidez cutânea e astenia progressiva, com piora no último mês, quando iniciou quadro de dificuldade de deambulação, com desequilíbrio progressivo, e perda de peso, mudança de comportamento, com episódio de agressividade e desorientação espacial. Antecedentes mórbidos pessoais: vitiligo. Exame físico: hipocorado ++/4, emagrecido, lesões hipocrômicas em mãos, lábios, região cervical e pernas. Sem alterações em sinais vitais, e /ou aparelhos respiratório, cardiovascular e abdome. Vigil, alerta, pouco orientado no tempo e espaço, pupilas foto-reagentes e isocóricas, movimentos oculares sem alterações, reflexos tendinosos em membros superiores(MMSS) e MMII vivos, simétricos, aquileus abolidos. Tônus muscular sem hipertonia. Força em MMII e MMSS preservada. Marcha talonante, com piora à sensibilização (marcha em tandem). Reflexo cutâneo plantar: extensor bilateral. Sensibilidade tátil, térmica e dolorosa preservadas e vibratória e arterestésica ausentes em MMII e presente em MMSS e glabela. Prova index nariz com dismetria com piora com olho fechado; presença de sinal de Romberg. Lentificação psicomotora. Exames Complementares: hemoglobina 3,81 g/dl , volume corpuscular médio de 73 fl. Endoscopia digestiva: gastrite atrófica de corpo moderado. Esfregaço de sangue periférico com presença de macrocitose, anisocitose e poiquilocitose e neutrófilos hipersegmentados. Vitamina B12 sérica de 96 ng/l. Foi então diagnosticado com anemia perniciosa e deficiência de vitamina B12, por gastrite atrófica crônica. Realizado terapêutica com Vitamina B12 intramuscular, com melhora clínica.

Conclusões/Considerações finais

Manifestações clínicas da deficiência de Vitamina B12 incluem lesões cutâneas, como vitiligo, além de anemia megaloblástica, distúrbios neurológicos, como parestesias, ataxias, diminuição da cognição, irritabilidade. Anemia Perniciosa, causada por gastrite atrófica auto-imune, é classicamente descrita como causa da deficiência de vitamina B12.

Palavras Chaves

Deficiência de Vitamina B12; Anemia Perniciosa; Vitamina B12; Cobalamina.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral Roberto Santos - Bahia - Brasil

Autores

BYANKA TELES MENEZES, DANIEL SANTANA FARIAS