14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

MENINGIOMA EM PLACA CAUSANDO PROPTOSE UNILATERAL EM PACIENTE COM DOENÇA DE PLUMMER: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Os meningiomas constituem tumores benignos originários de células da aracnoide, particularmente as das vilosidades. São mais comuns em mulheres, com incidência de 2:100.000 casos.

Objetivos

Descrever um caso de meningioma em placa, em asa de osso esfenoide em uma paciente portadora de doença de Plummer, causando proptose unilateral. Destacando a importância de considerar os diagnósticos diferencias de proptose ocular.

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo feminino, 45 anos, que em 2012 apresentou quadro clínico de doença de Plummer, com resolução espontânea do hipertireoidismo. Na época não apresentava sinais de oftalmopatia e anti-TRAb negativo. Punção aspirativa do nódulo revelou-se Bethesda II. Retornou em 2104 com discreta proptose à esquerda, função tireoidiana normal e nódulo da tiroide sem alteração ultrassonográfica em relação a 2012. Solicitado TC de órbita que mostrou extensa alteração óssea em asa de esfenoide e osso frontal à esquerda, com espessamento tecidual captante de contraste em topografia de meninges, com redução do espaço orbitário e deslocamento do globo ocular deste lado. Achado compatível com meningioma em placa com extensa hiperostose. Paciente foi encaminhada ao serviço de neurocirurgia.

Resultados

Relato de caso.

Conclusões/Considerações finais

É clássico que tumores que crescem na parede anterior da fossa média infiltram a grande asa do esfenoide, causando espessamento da mesma. Como a grande asa faz o limite entre a órbita e a fossa média, a proeminência óssea pode estreitar a órbita, empurrar o globo ocular para frente e manifestar-se como proptose.

Palavras Chaves

meningioma; osso esfenoide; mulheres, hipertireoidismo

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Marília Miquelão Garcia, Márcia Carolina Mazzaro