14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Ascite Quilosa, Entidade Clínica Rara

Fundamentação/Introdução

A Ascite Quilosa é uma entidade clínica pouco frequente, ocorrendo em 1: 50.000 a 1:100.000 nas admissões hospitalares, caracterizada por líquido ascítico de aparência leitosa, com conteúdo de triglicerídeos maior que 1000 mg/dl ou 2 a 8 vezes acima do nível plasmático.

Objetivos

Demonstrar a relevância da investigação da causa da ascite quilosa sendo uma entidade de difícil diagnóstico e manejo, necessitando de vários recursos diagnósticos e terapêuticos para elucidação e resolução da causa base.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso
Paciente, RCA, 59 anos, sexo masculino, procura PS com queixa de aumento do volume abdominal de início há dois meses. Nega dor abdominal. Apresenta Diabetes Mellitus e Hipertensão arterial como comodidades. Relata tabagismo durante 15 anos. Negava antecedentes pessoais de etilismo e uso de drogas ilícitas. Ao exame físico, apresentava-se desidratado 2+/4+, com ascite importante, associado a edema 2+/4+ de membros inferiores, frio, indolor. Realizou ainda, paracentese de alívio e diagnóstica há cinco dias, em outra unidade, com saída de três litros de líquido ascítico de aspecto leitoso. Na análise do líquido, observou-se: triglicerídeo ascítico de 205 mg/dl e triglicerídeo plasmático de 67 mg/dl, confirmando o diagnóstico de ascite quilosa. Realizado manejo com diurético e albumina. Na ultrassonografia de abdome total foi visualizado aumento relativo do lobo esquerdo do fígado, hepatopatia crônica, sinais de hipertensão portal, discreta esplenomegalia homogênea e ascite moderada. À endoscopia digestiva alta, varizes de esôfago F2 e em seguida, ligadura elástica em dois mamilos. Durante internação, paciente evoluiu bem, mantendo-se estável, com perda de um quilo de peso por dia após o início do diurético.

Resultados

Descrição do caso

Conclusões/Considerações finais

A Ascite Quilosa pode estar presente em diversas situações clínicas, como cirrose hepática, traumas abdominais, fibrose pulmonar idiopática e anormalidades congênitas do sistema linfático. A maior parte dos casos, porém, está associada à malignidades, principalmente linfomas e carcinomas do trato digestivo, trazendo alta morbidade aos pacientes e desafio para aqueles que os tratam, fazendo-se necessário investigação diagnóstica para se ter conhecimento da sua patologia causal.

Palavras Chaves

Neoplasia, Ascite, Quiloperitôneo, Diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Autores

Thauã Rodrigues Rocha, Keule de Sousa Costa, Gabriela Ferreira Braga, Raiane Braga Milhomem