14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O impacto da anticoagulação oral no paciente com febre reumática: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A febre reumática (FR) é uma reação auto-imune à infecção do estreptococo do grupo A, multissistêmica, inflamatória, não supurativa da faringoamigdalite. Constitui um problema de saúde pública, predominando como principal causa de valvulopatia no Brasil. A doença valvar mitral reumatismal (DVMR), associada à fibrilação atrial (FA) possibilita maior incidência de eventos tromboembólicos.

Objetivos

Relatar caso de paciente com FR e portadora de valvas mecânicas, que evoluiu com evento tromboembólico após suspender o uso do anticoagulante oral sem acompanhamento médico, salientando a difícil adesão terapêutica do paciente, e enfatizar a relevância do controle dos valores-alvo do Razão Normalizada Internacional (RNI).

Delineamento/Métodos

LTM, feminina, 34 anos, diagnosticada com FR aos 7 anos, portadora de valvas mitral e aórtica mecânicas, refere vertigem, zumbido, cefaleia e perda da consciência subitamente. Ao recuperar a consciência apresentou afasia, desvio da comissura labial à direita, hemiparesia à esquerda, emeses repetidas; nega plegia, parestesia e liberação de esficteres. No exame manifestou perda da força e exacerbação dos reflexos do hemicorpo esquerdo.

Resultados

O eletrocardiograma demonstrou FA, sobrecarga ventricular esquerda e alteração difusa de repolarização ventricular. A tomografia computadorizada (TC) sem contraste de crânio não evidenciou nenhuma alteração tanto nas primeiras horas, quanto após 48 horas. Paciente admitiu ter cessado uso de Marevan, após episódio de sangramento por ferimento cortante em 5º quirodáctilo direito, transcorridos há 25 dias. Outrossim, não realizava controle do RNI, tampouco seguia a dieta proposta para o uso do medicamento.

Conclusões/Considerações finais

A varfarina é a droga eleita mais eficaz na profilaxia do tromboembolismo, entretanto necessita de dieta especifica, acompanhamento médico, exames laboratoriais frequentes; medidas que a longo prazo tornam-se desgastantes e menosprezadas, reduzindo a eficácia esperada.

Palavras Chaves

febre reumática, valvopatia reumática, doença valvar mitral reumatismal, Marevan, Varfarina, NRI.

Área

Clínica Médica

Autores

Raiane Braga Milhomem, Fernanda Sammya Araújo Borges, Luis Fernando D'Albuquerque e Castro