14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE PAGET-SCHROETTER: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Paget-Schroetter, também conhecida como Trombose de Esforço, é uma doença de ocorrência pouco frequente. Relacionada a abdução forçada do membro superior. Ocorre predominantemente em indivíduos jovens do sexo masculino.Apresenta-se com quadro agudo de trombose venosa profunda,devendo ser lembrada no diagnóstico diferencial.

Objetivos

Apresentação de um caso clínico de Síndrome de Paget-Schroetter,de paciente internado na Santa Casa de Misericórdia do Recife, tendo como intuito de difundir o conhecimento sobre esta doença que deve ser incluída na hipótese de diagnóstico de um paciente interrogado para Trombose Venosa Profunda de membros superiores.

Delineamento/Métodos

Homem, 41 anos, pardo, profissão carregador de caixas. Paciente com quadro de febre intermitente, dor, calor e edema em punhos e mãos, quadro iniciado há 18 dias da admissão neste serviço. Já havia feito uso de Ciprofloxacino e Clindamicina por seis dias, porém sem melhora clínica. Nega episódios prévios. Nega dor em joelhos, tornozelos,pododáctilos,cotovelos,ombros,dorsalgia e outras queixas.Refere dengue há um ano. Foi realizada ampla investigação clínica na qual foram excluídas doenças hepáticas, renais, tireoidianas, distúrbios eletrolíticos, foram descartadas complicações secundárias a infecções, anemias, alteração na metabolização de oxigênio,complicações secundárias a Sífilis/Hepatite/HIV. Apresentou IGM: + (1,46); IGG: + (3,04) para Chikungunya. Com a suspeita clínica de trombose venosa profunda, foi realizada ultrassonografia, que confirmou hipótese diagnóstica, com trombose em axilar e subclávia e trombose superficial bilateral de mãos.Exames laboratoriais afastaram trombofilias.

Resultados

Iniciou anticoagulação com Enoxaparina Sódica e Warfarina, evoluindo com melhora clínica. Paciente continuou a realizar terapia trombolítica com Warfarina, recebendo alta com regime de anticoagulação 41 dias após internamento.

Conclusões/Considerações finais

Em indivíduos que apresentem relato de dor, edema e sensação de peso em membros, principalmente em pacientes jovens, e que apresentem história pregressa de intenso esforço físico, envolvendo os membros acometidos, em especial com movimentos de rotação e abdução,deve-se atentar para possível diagnóstico de Síndrome de Paget-Schroetter. Esses são fatores de risco comprovadamente importantes para o desenvolvimento desse quadro e o retardo no tratamento pode gerar complicações decorrentes do tromboembolismo assim como grande sofrimento físico e psíquico ao indivíduo.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia do Recife - Pernambuco - Brasil

Autores

Gabriel Pinon, Mariana Andrade de Figueirêdo Martins Siqueira, Hugo Otávio Delleon de Moura Gomes, Juliana Souza de Araújo, Maria de Fátima Magalhães Acioly Mendizabal