SÍNDROME DE PAGET-SCHROETTER: RELATO DE CASO
A Síndrome de Paget-Schroetter, também conhecida como Trombose de Esforço, é uma doença de ocorrência pouco frequente. Relacionada a abdução forçada do membro superior. Ocorre predominantemente em indivíduos jovens do sexo masculino.Apresenta-se com quadro agudo de trombose venosa profunda,devendo ser lembrada no diagnóstico diferencial.
Apresentação de um caso clínico de Síndrome de Paget-Schroetter,de paciente internado na Santa Casa de Misericórdia do Recife, tendo como intuito de difundir o conhecimento sobre esta doença que deve ser incluída na hipótese de diagnóstico de um paciente interrogado para Trombose Venosa Profunda de membros superiores.
Homem, 41 anos, pardo, profissão carregador de caixas. Paciente com quadro de febre intermitente, dor, calor e edema em punhos e mãos, quadro iniciado há 18 dias da admissão neste serviço. Já havia feito uso de Ciprofloxacino e Clindamicina por seis dias, porém sem melhora clínica. Nega episódios prévios. Nega dor em joelhos, tornozelos,pododáctilos,cotovelos,ombros,dorsalgia e outras queixas.Refere dengue há um ano. Foi realizada ampla investigação clínica na qual foram excluídas doenças hepáticas, renais, tireoidianas, distúrbios eletrolíticos, foram descartadas complicações secundárias a infecções, anemias, alteração na metabolização de oxigênio,complicações secundárias a Sífilis/Hepatite/HIV. Apresentou IGM: + (1,46); IGG: + (3,04) para Chikungunya. Com a suspeita clínica de trombose venosa profunda, foi realizada ultrassonografia, que confirmou hipótese diagnóstica, com trombose em axilar e subclávia e trombose superficial bilateral de mãos.Exames laboratoriais afastaram trombofilias.
Iniciou anticoagulação com Enoxaparina Sódica e Warfarina, evoluindo com melhora clínica. Paciente continuou a realizar terapia trombolítica com Warfarina, recebendo alta com regime de anticoagulação 41 dias após internamento.
Em indivíduos que apresentem relato de dor, edema e sensação de peso em membros, principalmente em pacientes jovens, e que apresentem história pregressa de intenso esforço físico, envolvendo os membros acometidos, em especial com movimentos de rotação e abdução,deve-se atentar para possível diagnóstico de Síndrome de Paget-Schroetter. Esses são fatores de risco comprovadamente importantes para o desenvolvimento desse quadro e o retardo no tratamento pode gerar complicações decorrentes do tromboembolismo assim como grande sofrimento físico e psíquico ao indivíduo.
Clínica Médica
Santa Casa de Misericórdia do Recife - Pernambuco - Brasil
Gabriel Pinon, Mariana Andrade de Figueirêdo Martins Siqueira, Hugo Otávio Delleon de Moura Gomes, Juliana Souza de Araújo, Maria de Fátima Magalhães Acioly Mendizabal