14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Importância do perfil microbiológico no tratamento das infecções do trato respiratório inferior em pacientes expostos à ventilação mecânica: experiência de um hospital terciário de Belo Horizonte

Fundamentação/Introdução

Infecção de foco pulmonar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é associada a mortalidade, morbidade e custos significativos. Pneumonia associada à ventilação (PAV) é causada por bacilos gram negativos em cerca de 59% dos casos, dentre os quais a infecção por Acinetobacter corresponde a 7,75%. O Acinetobacter é um cocobacilo gram negativo com habilidade de acumular mecanismos de resistência, levando à emergência de cepas multi-droga resistentes (MDR). A mortalidade das infecções por Acinetobacter é de aproximadamente 33%.

Objetivos

Determinar a prevalência e a mortalidade das infecções do trato respiratório inferior por Acinectobacter sp. em pacientes que foram expostos à ventilação mecânica (VM) durante internação na UTI de um hospital terciário de Belo Horizonte.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo observacional retrospectivo conduzido na UTI de um hospital terciário de Belo Horizonte de janeiro de 2016 a junho de 2017. As informações foram obtidas através de análise de prontuários e banco de dados do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Foram incluídos pacientes expostos à VM com suspeita clínica de infecção do trato respiratório inferior (ITRI) e que foram submetidos à coleta de lavado bronco alveolar (BAL). Foram excluídos pacientes transferidos de outros serviços admitidos já em VM. Foi avaliada a prevalência do Acinetobacter sp. nas amostras de BAL e a taxa de mortalidade dos pacientes infectados.

Resultados

No período estudado, 898 pacientes foram expostos à VM na UTI. Houve suspeita clínica de ITRI com coleta de BAL em 60 pacientes (66,66%). Foram excluídos dois pacientes admitidos na UTI já em VM, transferidos de outro hospital. Dos 58 casos selecionados, houve crescimento de Acinetobacter sp. em 32 amostras de BAL (55,17%). Dentre os 32 pacientes infectados por Acinetobacter sp., 24 (75%) evoluíram a óbito e 8 (25%) sobreviveram no período estudado. Dos 32 pacientes com Acinetobacter sp. no BAL, 20 preencheram critérios clínico-radiológicos para diagnóstico de PAV (62,5%) e 15 desses (75%) evoluíram a óbito no período do estudo.

Conclusões/Considerações finais

Conhecer a prevalência e o perfil de sensibilidade de microrganismos de um determinado serviço impacta na escolha assertiva da terapia antimicrobiana empírica. Racionalizar o uso dos antimicrobianos para maximizar o benefício para o paciente, reduzir a mortalidade, diminuir os custos do tratamento e minimizar a seleção de microrganismos MDR ainda é um desafio.

Palavras Chaves

Infecção do trato respiratório inferior, Acinetobacter, prevalência, mortalidade, resistência, ventilação mecânica.

Área

Clínica Médica

Autores

Bárbara Marques Costa, Camila Bragança Xavier, Pollyana Chahin da Silva