14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Piomiosite Tropical é o seu diagnóstico diferencial em lombalgia?

Fundamentação/Introdução

A piomiosite Tropical (PMT) é uma infecção bacteriana que pode rapidamente evoluir para abscessos. O Staphylococus aureus é o principal agente etiológico. O diagnóstico precoce e a terapêutica adequada previnem complicações.

Objetivos

Relatar o caso de PMT como diagnóstico diferencial em mulher com lombalgia.

Delineamento/Métodos

Mulher, 48 anos, branca, procurou unidade hospitalar com queixa de lombalgia intensa, refratária a analgésico comum e febre (37,9°C). Início do quadro há quatro semanas após trauma direto de baixa intensidade em região dorso lombar à direita. Procurou outras unidades de saúde sendo tratada como infecção urinária. Ao exame físico apresentava abdome doloroso à palpação superficial em quadrante superior e inferior direito, Giordano positivo a direita e massa palpável em hipocôndrio direito à fossa ilíaca direita, de difícil delimitação. Exame laboratorial da internação com leucocitose e neutrofilia e bastonemia. Realizada Tomografia Computadorizada (TC) de abdome e pelve que evidenciou coleção hipodensa retroperitoneal de 17x14x10cm com captação periférica do meio de contraste e com infiltração do músculo psoas a direita. Foram colhidas duas amostras de hemoculturas e instituiu-se antibioticoterapia empiricamente. Paciente foi submetida a drenagem cirúrgica da coleção com saída de 1500mL de secreção purulenta. A hemocultura foi negativa e a cultura de secreção foi positiva para S. aureus multissensível. Após uma semana foi realizado nova TC evidenciando importante redução de coleção retroperitoneal. Paciente recebe alta hospitalar após 32 dias de internação, em bom estado geral, com resolução do quadro e sem sequelas.

Resultados

-

Conclusões/Considerações finais

A PMT é uma pioinfecção da musculatura esquelética que surge por disseminação hematogênica com formação de abscesso ocorrendo em duas faixas etárias: 2 a 5 anos e 20 a 45 anos. Os homens são comumente mais afetados1-3. No caso apresentado a paciente em questão não se apresentava na faixa etária nem no gênero comumente acometido pela PMT. Alguns fatores predisponentes podem ser elencados como imunodeficiência, trauma1-3, drogas injetáveis e infecção simultânea. A paciente desse estudo relatou um leve trauma na área acometida. O S. aureus é o agente em 90% dos casos2-5. A doença é mais comum nos grupos musculares inferiores (quadríceps, tríceps crural e glúteos), porém, qualquer grupo muscular pode ser envolvido, inclusive com acometimento de mais de um grupo muscular em até 20% dos casos2,5.

Palavras Chaves

Piomiosite tropical. Abscesso muscular. Staphylococus aureus

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral de Nova Iguaçu - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Hildo Silva Neto, Eduardo Micmacher, Ana Flávia Cassini Cunha, Iliana Regina Ribeiro Menezes, Bruno Raider Oliveira Barros