SÉRIE HISTÓRICA DA TUBERCULOSE EM UMA CIDADE NO INTERIOR DA AMAZÔNIA DE 2011 A 2016
A Tuberculose (TB) é uma importante doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis com significativos agravos à saúde pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que os índices de TB estão decrescendo desde 2002. Mas,o Brasil apresenta uma situação crítica no cenário mundial, está entre os 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. Em 2013,no Pará, houve a maior incidência de tuberculose da região norte com 42,7 a cada 100 mil habitantes e o quinto do país. Santarém, assim como outras cidades, manteve-se acima da média nacional.
Geral: Levantar a série histórica de casos de por tuberculose em Santarém no período de 2011 a 2016. Específicos: Conhecer o sexo, perfil etário e escolar dos pacientes acometidos por tuberculose em Santarém de 2011 a 2016; Verificar qual o tipo de entrada de notificação mais recorrente no SINAN; Identificar qual a forma clínica mais frequente;Identificar a correlação da tuberculose com os seguintes agravos: HIV/AIDS, diabetes, alcoolismo, tabagismo.
Esta é uma pesquisa quantitativa, descritiva, baseada em um levantamento longitudinal e em um estudo analítico, quantitativo e retrospectivo sobre a série histórica da tuberculose no município de Santarém, Pará, no período de 2011 a 2016. Os critérios de inclusão foram: todos os pacientes notificados e/ou confirmados como casos de tuberculose na zona urbana e na zona rural do município em questão no período determinado registrados no SINAN. E foram excluídas notificações fora do período e do município analisados.
Obtiveram-se dados que apontam aumento no número de casos notificados entre os anos pesquisados. Percebeu-se que o sexo mais incidente foi o masculino, a faixa etária de maior ocorrência da doença foi acima de 15 anos, e o grau de escolaridade mais frequente foi de 1ª a 4ª série incompleta do Ensino Fundamental. O tipo de entrada de notificação com maior ocorrência foi caso novo e a forma clínica predominante foi de tuberculose pulmonar. Além disso, a TB possui íntima relação com HIV/AIDS. Ademais, foram analisados possíveis fatores de risco relacionados a maior incidência de tuberculose, como alcoolismo, tabagismo e diabetes.
Este estudo evidencia a gravidade da tuberculose como questão de saúde pública, sobretudo no que se refere à transmissibilidade e a alta taxa de abandono ao tratamento. Logo, é essencial a continuidade de pesquisas como esta para alcançarmos boas contribuições à população e à saúde coletiva da região.
Clínica Médica
UEPA - Pará - Brasil
Haíssa Ramilly dos Santos Favacho, Tayrone Nayara Soares de Oliveira, Maysa Carla Paiva Terasawa, Francileno Sousa Rêgo, David Alípio Ferreira de Almeida Filho