14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Raciocínio clínico: o melhor método para o diagnóstico de meningite tuberculosa

Fundamentação/Introdução

A tuberculose permanece como uma das doenças infeciosas mais polimórficas em nossa história. Sua apresentação como meningoencefalite é de difícil diagnóstico e suspeição clínica; o que, associado a baixa potência/efetividade dos tratamentos disponíveis contribuem para sua elevada morbi/mortalidade. A cultura positiva no líquor é o padrão ouro de diagnóstico (resultado demora cerca de 60 dias). A pesquisa direta do bacilo tem sensibilidade baixa, entre 10 e 40%. O ADA-líquor na dosagem acima de 24,1U/l é altamente sugestivo de meningite tuberculosa; enquanto a reação de polimerização em cadeia (PCR), com sensibilidade 90,5% e especificidade 89,5% tem a vantagem de resultado em 24-48 horas.

Objetivos

AB, 68 anos, neoplasia gástrica diagnosticada e tratada em 2015, em 23/06/17 apresentava alteração estado geral, e primeiro episódio de crise convulsiva. Coletado líquor: límpido, hemácias: 2,6 leucócitos: 33,3 (linfócitos: 84;monócitos: 12; neutrófilos: 4) proteína 54; glicose: 38,0 ; Tomografia Computadorizada (TC) sem alterações. Tratado como meningoencefalite viral (Aciclovir). Nessa mesma internação diagnosticado adenocarcinoma de colon e monilíase esofágica recebendo alta em 20/07/17.

Delineamento/Métodos

Relato de Caso

Resultados

Em 24/07/17 novo episódio convulsivo. Observado hidrocefalia em TC. Inserido DVE, e em nova coleta líquorica: límpido, hemácias: 2,6 leucócitos: 25,6 (linfócitos: 95; monócitos: 1; neutrófilos: 4) proteína 69; glicose: 21,0. Aventou-se hipóteses de neurotuberculose e carcinomatose meníngea, embora não observemos intensa hiperproteinorraquia típicas de meningite por tuberculose. Após cerca de 10 dias recebemos ADA do líquor negativo, mas crescimento de micobactéria no líquor após 15 dias de cultivo; e PCR-tuberculose ainda em andamento.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico etiológico das meningoencefalites linfomonocitárias é um desafio. Neste caso as características quimiocitológicas liquoricas são inespecíficas. É fundamental um raciocínio clinico apurado, e centrado nos possíveis diagnósticos diferenciais; fruto da complexa Relação Parasita-Hospedeiro-Ambiente em que as doenças infecto-contagiosas se desenrolam. A disponibilidade de testes laboratoriais como o ADA, Culturas e PCR, são apenas ferramentas na prática medica diária. Os tempos atuais de envelhecimento populacional, uso de imunobiológicos/imunossupressores, sobrevida de transplantados e doentes oncológicos, tornam as manifestações atípicas das doenças infeciosas uma realidade a ser descrita e aprendida.

Palavras Chaves

Diagnóstico
Meningite Tuberculosa

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Estadual de Sumaré - São Paulo - Brasil, UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Aline Botechia, Hugo Rafael da Costa Benalia, Leonardo Felippe Ruffing, Sigisfredo Luis Brenelli, Claudio Roberto Scolari Pilon Filho