14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Intoxicação fatal após ingestão inadvertida de Metotrexato: Relato de dois casos

Fundamentação/Introdução

Metotrexato (MTX), droga antineoplásica e anti-inflamatória, atua inibindo a enzima diidrofolato-redutase, necessária para síntese do DNA, em baixas doses, tem utilização no tratamento de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e psoríase. Em casos de doses altas, pode cursar com complicações como mielossupressão, inflamação e necrose de mucosas, eritema/vasculite cutânea e hepatotoxicidade; efeito raro descrito é a ulceração de placas de psoríase.

Objetivos

Relatar manifestações clínicas e o potencial de gravidade da intoxicação por MTX, reforçando a importância da prescrição médica como pré-requisito para aquisição deste medicamento.

Delineamento/Métodos

Estudo de caso de metodologia qualitativa, descritiva e longitudinal, tendo como amostra dois pacientes que sofreram intoxicação por MTX.

Resultados

1) Paciente feminina, 61 anos, do lar, interna com quadro de melena e febre; prévios: HAS, obesidade mórbida, depressão e lombalgia crônica. Apresentou-se instável hemodinamicamente, em uso de droga vasoativa; laboratorias: pancitopenia grave e insuficiência renal aguda; por neutropenia febril, iniciado cefepime. Interrogada, família relatou uso indiscriminado e sem receita médica de MTX, visando cura da dor lombar (“reumatismo”). Frente a esta informação, iniciado fator estimulador de colônia de granulócitos, com resposta mínima. Após 1 dia apresentou rebaixamento do nível de consciência e necessidade de intubação orotraqueal, transfusão de hemácias, plasma e plaquetas. Sete dias após a admissão, cursou com parada cardiorrespiratória e óbito. 2)Paciente feminina, 57 anos, etilista e com psoríase há 2 anos, fez uso inadvertido de 3 comprimidos de MTX/dia por 9 dias, e cessou o uso devido aparecimento de úlceras dolorosas em palato e mucosa jugal, com disfagia e febre. Ao exame, apresentava ulcerações superficiais com áreas necróticas, sugestivas de vasculite ou ulceração de placas de psoríase na pele; laboratório: pancitopenia e insuficiência hepática; biópsia das lesões: dermatite crônica psoriasiforme em grau intenso e com intensa atividade neutrofílica. Evoluiu com hipóxia, delirium e agitação, seguidos de insuficiência respiratória, parada cardiorrespiratória e óbito.

Conclusões/Considerações finais

MTX é uma droga imunossupressora de amplo uso, cuja intoxicação pode ser fatal; apesar disto, tem venda liberada em farmácias sem necessidade de prescrição médica. Medidas para evitar acidentes devem ser priorizadas, com orientação à respeito do potencial de toxicidade e dos principais sintomas de alarme relacionados a overdose.

Palavras Chaves

Intoxicação; Metotrexato ; Mielossupressão.

Área

Clínica Médica

Autores

Jordana Mayumi Yaguchi, Juliana Gerhardt Moroni, Fábio Negretti, Cristianne Macêdo Corrêa, Valkiria Backes dos Santos