14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

EPIDEMIOLOGIA: OCORRÊNCIA DE ÓBITOS POR DOENÇAS DO APARELHO CIRCULATÓRIO NO ESTADO DO TOCANTINS

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: As Doenças do Aparelho Circulatório (DAC) são as principais causas de óbitos em todo o mundo, independentemente do nível de renda dos países. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares sãs as principais causas de morte, representando, aproximadamente, três em cada dez óbitos.

Objetivos

Objetivos: Analisar o número de óbitos por doenças do aparelho circulatório no estado do Tocantins.

Delineamento/Métodos

Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, onde os dados foram coletados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), a partir do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS). Foram incluídos no estudo os óbitos ocasionados por doenças do aparelho circulatório entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016. Analisou-se variáveis como raça/cor, sexo, faixa etária e as taxas de mortalidade para os anos considerados. No processamento dos dados, utilizou-se o software Microsoft Excel 2017 para a elaboração dos gráficos e tabelas. Com o auxílio do software IBM SPSS Statistics, realizou-se o teste do qui quadrado para comparar a relação da variável sexo e ocorrência do óbito.

Resultados

Resultados: No período considerado, o estado do Tocantins apresentou um total de 2.922 óbitos, com destaque para Araguaína com 833 óbitos e Palmas com 357. Destes, 1570 óbitos (53,73%) foram do sexo masculino e 1352 (46,27%) do sexo feminino. Em relação à raça/cor, destaca-se a parda com um total de 1919 óbitos (65,67%), seguida pela branca, com 138 (4,72%). A faixa etária acima de 80 anos teve o maior número de óbitos, com 849 (29%), seguida pela faixa de 70-79 anos, que registrou 765 (26,2%). Destaca-se uma redução gradual do número de óbitos de 2012 (637 óbitos) a 2015 (503 óbitos), seguindo por um pequeno aumento no ano de 2016 (532 óbitos). Os valores do qui quadrado para todos os anos resultaram num valor de p<0,95 (sem significância), ou seja, não há dependência entre o sexo dos indivíduos internados com doenças do aparelho respiratório e a ocorrência do óbito.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: De forma geral, observou-se uma redução na ocorrência de óbitos por DAC no estado. Contudo, apesar dessa redução, ainda temos taxas elevadas de morte por essas doenças. São primordiais, portanto, a intensificação do controle dos fatores de risco e do maior acesso da população aos serviços de saúde.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Epidemiologia, Doenças cardiovasculares, Óbitos

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Tocantins - Tocantins - Brasil

Autores

Renan Miranda Santana, Jonathas Santos Oliveira, Arthur Moreira Gomes, Tarciso Liberte Romao Borges Junior, Virgilio Ribeiro Guedes