14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Doença de Madelug X Tumores malignos: a importância da diferenciação clínica.

Fundamentação/Introdução

A doença de Madelung ou Lipomatose Simétrica Múltipla (LSM) caracteriza-se por acúmulo simétrico de tecido lipomatoso não-encapsulado em região cervical e tronco superior (tipo I) ou de forma difusa (tipo II). É uma entidade benigna rara, de etiologia desconhecida e com associação ao uso de álcool.

Objetivos

Demonstrar que a LSM é desconhecida por muitos profissionais da saúde que a confunde com possíveis tumores malignos, adiando. assim, o diagnóstico e possível tratamento adequado da doença inicial, que é menos agressiva e com menor índice de morbimortalidade.

Delineamento/Métodos

G.L.V, masculino, 46 anos, vaqueiro, procedente de Brasília de Minas (MG), residente em Água Comprida (MG), desquitado. Relata há 6 anos aparecimento de massa oval, consistência fibroelástica, em região submandibular de cerca de 2cm. Procurou atendimento médico devido problema emocional, com queixa de baixa autoestima e preconceito. Em 6 anos referiu crescimento da massa que passou a acometer toda a região cervical volumosa com distribuição típica "colar de cavalo", com dispneia e disfagia leves, blefaroespasmos e vertigem. Nega etilismo, tabagismo e comorbidades. Paciente foi encaminhado para setor de triagem oncológica para investigação de possível Linfoma.

Resultados

Em 15/12/16 a ultrassonografia de tireoide identificou lipomatose cervical de forma simétrica e glândula tireoide de volume normal com cisto coloide em lobo esquerdo. Em 07/02/17, a tomografia computadorizada de região cervical evidenciou proeminência do tecido adiposo profundo ao platisma, simétrico, sem delimitação de cápsula, sem efeito expansivo significativo sobre as estruturas adjacentes ou sinais de infiltração nessas estruturas, sem linfadenomegalia. Por ser patologia de resolução cirúrgica, foram solicitados exames pré-operatórios para exérese da lesão.

Conclusões/Considerações finais

As doenças malignas apresentam rápida evolução e geralmente causam perda ponderal, dor e ulcerações em doença avançada. A doença apresentou evolução indolente com duração de 6 anos desde o início dos sintomas. Lesões malignas tem consistência pétrea, o que não foi encontrado no exame físico deste paciente. Conclui-se que alguns profissionais de saúde possuem conhecimento escasso e tem dificuldade em diferenciar doenças malignas e benignas. O conhecimento sobre a epidemiologia, sintomas clínicos e realização de exame físico adequado é fundamental para diagnosticar LSM, e assim, tratar o paciente adequadamente melhorando a qualidade de vida do mesmo.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Paula de Sousa Machado, Bruna Alves de Araújo, Gabriela Araújo Ferreira Pires, Gabriela Nascimento Cruz, Iago Toledo Tartuci