14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Principais motivos de consulta dos idosos atendidos por uma equipe de saúde da família urbana em Petrópolis – RJ

Fundamentação/Introdução

A população idosa como responsável de grande pressão sobre o sistema de saúde em demanda de atendimento, e principal portadora de doenças crônicas.

Observa-se dificuldade no reconhecimento do processo de envelhecimento dissociado da doença. No paciente idoso, frequentemente, não há possibilidade de se fazer a avaliação baseada em uma queixa ou relacionar todas as queixas a uma única doença.

Objetivos

Conhecer o perfil do motivo de consulta médica dos pacientes idosos usuários de uma Unidade de Saúde, da Estratégia Saúde da Família urbana, no município de Petrópolis – RJ, durante o período de um ano.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo de tipo operativo agregado, observacional, transversal, predominantemente descritivo e retrospectivo, desenvolvido em uma unidade da Estratégia Saúde da Família (urbana) do município de Petrópolis – RJ.

Faz-se uso como suporte, dos sistemas de informação da Atenção Básica SIAB e E-SUS, além da revisão de histórias clínicas
Os dados foram coletados mediante a técnica de análise documental.

Tempo de avaliação: 12 meses (março de 2016 – março de 2017).

Resultados

No período de março de 2016 a março de 2017, foram feitos 2830 atendimentos médicos, desses, 400 foram de idosos, com uma média de 2 encontros por paciente (alguns foram atendidos mais de uma vez). A maioria dos idosos consultantes estavam sindo acompanhados pelo programa hiperdia (de hipertensos e/ou diabéticos) e muitos tiveram mais de uma consulta. O sexo feminino com um total de 70% das consultas.

Além disso, a maioria: é dizer o 51% dos pacientes estavam na faixa etária de 60-70 anos.

Foram achados 1984 motivos de consulta, sendo classificados em ordem de frequência, os principais motivos foram, em ordem de maior a menor: Hipertensão arterial sistêmica, e diabetes mellitus, também o 70% das queixas vieram das mulheres.

A maior parte das consultas foram do cuidado continuado das doenças crônicas (73%), uma porcentagem menor, corresponderam a escuta inicial/ orientação e urgências, esclarecendo que o que aqui se chama de “atendimento de urgência”, refere-se a urgências na atenção primária, é dizer resolução de quadros agudos o crônicos agudizados sem compromisso grave ou vital.

Conclusões/Considerações finais

Este projeto contribuiu para ampliar os conhecimentos do perfil de motivo de procura por parte dos idosos

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

DERLY JUDAISSY DIAZ RODRIGUEZ