14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Obesidade Neuroendócrina experimental: efeito da suplementação de óleo de coco catolé e óleo de chia no perfil metabólico de ratos wistar

Fundamentação/Introdução

Introdução Modelos experimentais de obesidade, permitem de forma controlada, estudar variáveis envolvidas na fisiopatologia da doença; um destes modelos consiste na administração neonatal de glutamato monossódico (GMS), um aminoácido excitatório que em doses excessivas administradas no período neonatal destrói os neurônios do núcleo arqueado do hipotálamo, levando os animais adultos a uma situação clínica que mimetiza a síndrome metabólica.

Objetivos

Objetivos Os óleos vegetais apresentam grande diversidade na composição de ácidos graxos o que parece influenciar nos processos metabólicos. Assim o trabalho objetivou avaliar o efeito da suplementação de óleos vegetais no perfil glicêmico e lipidêmico de ratos submetidos a obesidade induzida por GMS.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS pesquisa experimental, exploratória e de abordagem quantitativa aprovada pelo CEUA FAMENE (certidões 0043.2016.1 e 0049.2016.12) onde empregou-se ratos wistar, neonatos machos, que receberam durante 5 dias, injeções subcutâneas de GMS (4mg/kg). Controles receberam salina 0,9%. Aos 90 dias os ratos foram divididos em 6 grupos (n=12): não induzido grupo controle (NIGC); induzido grupo controle (IGC); induzido coco catolé (ICC); induzido óleo de chia (ICH) não induzido coco catolé (NICC) e não induzido (NICH). Durante 12 semanas os animais do grupo ICC, ICH , NICC e NICH tiveram a dieta suplementada com óleo vegetal via gavage (5 ml/kg) e os grupos controle IGC e NIGC receberam óleo de soja. Ao final do tratamento, após jejum, os animais foram anestesiados para medição do comprimento focinho-ânus e pesagem para obtenção do IMC. Na sequência coletou-se o sangue por punção da veia cava para análises bioquímicas. Os resultados foram submetidos à análise de variância e o nível de significância foi de p<0,05.

Resultados

RESULTADOS A indução da obesidade neuroendócrina alterou o perfil glicêmico e lipidêmico dos ratos submetidos a este modelo. No entanto, a suplementação com os óleos de chia e coco catolé promoveu melhora da dislipidemia e hiperglicemia ao reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol, aumentar o HDL, além de controlar a elevação da glicemia. Embora tenha-se observado aumento do IMC nos animais induzidos, a administração de óleo de chia reduziu este índice em cerca de 20% no grupo ICH.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO A suplementação do óleo de coco catolé o óleo de chia promoveram redução da glicemia e melhora na trigliceridemia e colesterolemia de ratos submetidos a obesidade por administração neonatal de GMS.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Famene - Paraíba - Brasil, UFPB - Paraíba - Brasil

Autores

Kettelin Aparecida Arbos, Bruno Meireles, Angela Angela Maria T Magalhães Cordeiro, Maristela Alves Alcântara