14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

REUMATOLOGIA BASEADA EM CASOS CLÍNICOS

Fundamentação/Introdução

FUNDAMENTAÇÃO: As doenças reumatológicas são uma das principais causas de procura por atendimento médico no serviço primário de assistência. Destacam-se as queixas musculoesqueléticas, evidenciadas pelo envelhecimento populacional e sedentarismo, e as doenças autoimunes e inflamatórias, que têm sido melhor caracterizadas.

Objetivos

OBJETIVOS: O trabalho tem como objetivo padronizar condutas de investigação clínica e tratamentos das doenças mais comuns no atendimento ambulatorial de reumatologia em um hospital escola de Curitiba. Visa também fornecer uma ferramenta de consulta e estudo durante a prática clínica para estudantes de medicina e médicos generalistas, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes e evitar a sobrecarga na assistência secundária e terciária.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: O manual tem como base o método de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning). Foi realizada revisão bibliográfica para determinar as doenças mais comuns da reumatologia em atendimento primário. A partir disso, foram utilizados dados de prontuários de pacientes com diagnóstico das afecções mais prevalentes e que realizavam seguimento no ambulatório de reumatologia de um hospital escola de Curitiba e de uma clínica privada de Curitiba.

Resultados

RESULTADOS: Foram contempladas as seguintes doenças de maior frequência na reumatologia – artrite reumatoide, fibromialgia, gota, lombalgia, lúpus eritematoso sistêmico, osteoartrite, osteoporose e reumatismos de partes moles. A partir do caso clínico, foram elencadas questões cujas respostas fossem necessárias para o adequado diagnóstico e manejo do quadro clínico do paciente.

Conclusões/Considerações finais

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A elevada prevalência de dor crônica na população geral justifica a necessidade do conhecimento das suas causas, para que seja estabelecida uma investigação adequada para o diagnóstico e tratamento precoce. Considerando que a graduação em medicina visa a formação do médico generalista capaz de atender as patologias mais comuns da atenção primária e que a educação médica baseada na construção do conhecimento permite reflexões críticas e associações clínicas, a elaboração de um manual formulado a partir de casos clínicos auxilia na formação de profissionais mais preparados para investigação e estabelecimento correto de condutas.

Palavras Chaves

Manual de reumatologia, PBL, casos clínicos, atendimento primário

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Anry Miho Kochi, Amanda Shinoda Santos, Liz Ribeiro Wallim, Mylena Pazini Jacob, Silvia Gabriela Monge