14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

POLIFARMÁCIA, MEDICAÇÕES INAPROPRIADAS E SUA INTERFERÊNCIA NA CAPACIDADE COGNITIVA E FUNCIONAL DO IDOSO

Fundamentação/Introdução

A prevalência da polifarmácia, definida como o uso de cinco ou mais medicamentos, aumenta com o envelhecimento. Estudos mostram uma relação direta entra o número de medicações e a realização de prescrições inapropriadas(aquelas que aumentam o risco de reações adversas em idosos)
A literatura também demonstra que o excesso dessas substâncias está associado ao aumento da morbidade, dentre elas, as que alteram a capacidade cognitiva e funcional do idoso.

Objetivos

Avaliar a prevalência da polifarmácia e da prescrição de medicações inapropriadas e suas associações com a capacidade cognitiva e funcional do idoso em um ambulatório de geriatria

Delineamento/Métodos

O presente estudo é delineado como um estudo observacional transversal. Participam do estudo 141 indivíduos, com idade igual ou superior a 50 anos, de ambos os sexos, atendidos em dois ambulatórios de Santa Catarina.
Foi realizada uma análise de prontuários na coleta de dados, sendo coletadas informações por meio do preenchimento de protocolo de pesquisa elaborado para variáveis, como número de medicações de uso crônico e, especificamente, quais as medicações utilizadas.Em relação às medicações, foram incluídos na análise apenas medicamentos industrializados. E para avaliar a capacidade funcional e cognitiva dos pacientes foram utilizados os registros dos escores de BOMFAQ e MOCa teste.
O status de polifarmácia foi classificado dentro de três grupos: não-polifarmácia (0 – 4 medicamentos), polifarmácia (5 -9) e hiperpolifarmácia (≥ 10). Para avaliar as prescrições inadequadas foram utilizados os critérios de Beers de 2015, levando-se em conta apenas as medicações que não dependessem de diagnóstico.

Resultados

Em relação ao número de medicações o grupo de maior prevalência foi de 1-4 (56,4%), seguido por 5-9 (33,6%). Foi observado que 10,5% dos estudados recebiam prescrições com medicações inapropriadas.
Observou-se uma média de 4,41 medicamentos por paciente sendo encontrada polifarmácia em 43,6% dos casos.
Constatou-se uma relação estatisticamente significativa entre o score de BOMFAQ (p-0,001) e MoCa(0,0024) e o número de medicações inapropriadas. Ou seja, pacientes que faziam uso de medicações inapropriadas tiveram seus scores comprometidos. Do mesmo modo ocorreu na análise do número de medicações prescritas (BOMFAQ -p- 0,014 e MoCa(0,09).

Conclusões/Considerações finais

O aumento da polifarmácia e da prescrição de medicações potencialmente inadequadas acarretou em significativa piora da capacidade cognitiva e funcional do idoso.

Palavras Chaves

Critério de Beers; Polifarmácia; Medicações potencialmente inapropriadas

Área

Clínica Médica

Autores

Luiza Baião Maragno, Alexandre Lyra da Matta Machado Fernandes, André Junqueira Xavier