14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM CIRÚRGICA E CONSERVADORA DE TROMBOANGEÍTE OBLITERANTE E A SUA RELAÇÃO COM O TABAGISMO – RELATO DE CASO¹

Fundamentação/Introdução

A Doença de Buerger, ou tromboangeíte obliterante, é um dos diagnósticos diferenciais se paciente do sexo masculino, jovem e tabagista, que apresenta lesões distais cianóticas devido à quadro isquêmico. Objetivo: Descrever caso clínico desta doença, o qual foi submetido a tratamento cirúrgico e medicamentoso.

Objetivos

Descrever caso clínico desta doença, o qual foi submetido a tratamento cirúrgico e medicamentoso.

Delineamento/Métodos

Paciente de 36 anos, sexo masculino, diagnosticado com Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) apresentou-se com dor em repouso do membro inferior direito, úlceras em parte distal das coxas, diminuição do pulso tibioso bilateral, ausência de fluxo em artérias distais, baixa da perfusão e frialdade em pododáctilos, após seis intervenções cirúrgicas em intervalo de três anos.

Resultados

Neste relato de caso, 1 paciente de 36 anos, sexo masculino e tabagista foi diagnosticado com DAOP no ano de 2014, foram realizadas intervenções tipo bypass femoro-femoral cruzada, amputação de quinto pododáctilo do pé direito, bypass aorto-bifemoral com utilização de prótese de Dacron, embolectomia via artéria femoral direita, endarterectomia, patch em artéria femoral direita com veia safena e amputação de terceiro pododáctilo do pé direito. A Doença de Buerguer acomete difusamente a vascularização distal do corpo, dificultando a existência de artérias íntegras para a realização da intervenção de tipo bypass, menos de 10% dos pacientes com esse tipo de DAOP está apto a tal cirurgia.

Conclusões/Considerações finais

Portanto, a terapêutica indicada é iloprost intravenoso para alívio dos sinais e sintomas ao invés da utilização de ácido acetilsalicílico, visto que esta traz melhor prognóstico, a longo prazo, aliado à interrupção do tabagismo.

Palavras Chaves

Tromboangeíte. Isquemia. Cianose. Tabagismo.

Área

Clínica Médica

Autores

GUILHERME GOBBI NETO, Lília kazumi Miyahira, Maria Carolina Oliveira do Amaral, Murilo de Barros Baruki