14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso de Molusco Contagioso Disseminado Tratado com Cimetidina Oral.

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: Molusco contagioso é uma dermatovirose que cursa com pápulas umbilicadas cutâneas autolimitadas. Frente a formas disseminadas que dificultam os tratamentos físicos e tópicos são necessárias opções sistêmicas eficazes e seguras.

Objetivos

Objetivos: O objetivo do trabalho é relatar caso de paciente imunodeprimida com quadro disseminado de molusco contagioso tratada com cimetidina sistêmica, medicamento pouco usado para esse fim e com poucos relatos na literatura médica.

Delineamento/Métodos

Descrição do Caso: Paciente feminina, 82 anos, portadora de prurido cutâneo crônico compatível com Dermatite Atópica, imunodeprimida devido a uso crônico de corticosteroide sistêmico e tópico, abriu quadro de acometimento cutâneo extenso de molusco contagioso refratário ao tratamento físico de curetagem das lesões.

Resultados

Descrição do Caso: Após 1 mês do início do quadro foi iniciado tratamento sistêmico com cimetidina oral na dose de 400 miligramas a cada 12 horas por 3 meses não apresentando efeitos adversos e evoluindo com remissão completa das lesões.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: O uso de cimetidina tem a vantagem de apresentar baixo custo e boa tolerabilidade. Seu efeito imunomodulador favorece a resposta imune ao vírus, tornando-a uma alternativa terapêutica eficaz e acessível.

Palavras Chaves

Palavras Chaves: Molusco contagioso; cimetidina.

Área

Clínica Médica

Autores

Henrique Bosio Zemel, Ana Beatriz Rios Damitto Spaggiari Souza, Aline Albino Quintanilha Faver, Fátima Maria Alves Minuzzo