Relato de Caso de Molusco Contagioso Disseminado Tratado com Cimetidina Oral.
Fundamentação/Introdução: Molusco contagioso é uma dermatovirose que cursa com pápulas umbilicadas cutâneas autolimitadas. Frente a formas disseminadas que dificultam os tratamentos físicos e tópicos são necessárias opções sistêmicas eficazes e seguras.
Objetivos: O objetivo do trabalho é relatar caso de paciente imunodeprimida com quadro disseminado de molusco contagioso tratada com cimetidina sistêmica, medicamento pouco usado para esse fim e com poucos relatos na literatura médica.
Descrição do Caso: Paciente feminina, 82 anos, portadora de prurido cutâneo crônico compatível com Dermatite Atópica, imunodeprimida devido a uso crônico de corticosteroide sistêmico e tópico, abriu quadro de acometimento cutâneo extenso de molusco contagioso refratário ao tratamento físico de curetagem das lesões.
Descrição do Caso: Após 1 mês do início do quadro foi iniciado tratamento sistêmico com cimetidina oral na dose de 400 miligramas a cada 12 horas por 3 meses não apresentando efeitos adversos e evoluindo com remissão completa das lesões.
Conclusões/Considerações finais: O uso de cimetidina tem a vantagem de apresentar baixo custo e boa tolerabilidade. Seu efeito imunomodulador favorece a resposta imune ao vírus, tornando-a uma alternativa terapêutica eficaz e acessível.
Palavras Chaves: Molusco contagioso; cimetidina.
Clínica Médica
Henrique Bosio Zemel, Ana Beatriz Rios Damitto Spaggiari Souza, Aline Albino Quintanilha Faver, Fátima Maria Alves Minuzzo